Produtos da N. Didini foram desenvolvidos de acordo com as necessidades do projeto, destacando-se pela estética, resistência e durabilidade prolongada
A residência CEM, construída no tradicional bairro das Laranjeiras, Rio de Janeiro, impressiona por sua arquitetura imponente que, ao mesmo tempo, integra-se com perfeição aos elementos da natureza ao seu redor. O partido de alto padrão foi concebido em meio a árvores e outras vegetações, bem à frente do mar.
Seu projeto é assinado pelo escritório Bernardes Arquitetura, e a construção teve a Laer Engenharia à frente de todo o processo.
O alto padrão arquitetônico para uma residência de grande porte deveria entrar em comunhão com determinados aspectos técnicos, como a resistência e durabilidade dos materiais escolhidos – em função do ambiente agressivo, à beira-mar –, além da versatilidade de aplicações.
Um dos elementos especificados para revestir os beirais, vãos de corredores e brises foi o cobre. No entanto, exigia-se inovar com a utilização do material para atender as necessidades do projeto, como adaptar um produto de sistema artesanal para um sistema estrutural pré-fabricado, sem que rebites e parafusos ficassem expostos.
A N. Didini, por seu know-how no desenvolvimento de revestimentos metálicos especiais, recebeu a missão de fornecer os elementos em cobre dentro dos requisitos da obra. Para isso, dispôs de uma equipe técnica especializada que estudou o projeto em conjunto com o escritório de arquitetura e disponibilizou amostras para todos os produtos, até que se chegasse a um denominador comum para a utilização na estrutura da casa.
“Não existia nada semelhante no mercado que pudesse atender a esta casa. Nós desenvolvemos tudo de acordo com o projeto. Por exemplo, nessa obra existem dois tipos de brises – um maior que o outro, todos fabricados em alumínio e revestidos com cobre patinado. Em outros casos, possuem sistema de giro e outros são fixos", explica Rafael Setha Coelho, sócio-diretor da N. Didini.
Assim, o cobre patinado no modelo LB 30 revestiu paredes e brises em um total de 1,3 mil metros quadrados, enquanto o cobre natural foi aplicado no beiral em cerca de 950 metros quadrados – o que proporcionou harmonia interessante com as venezianas de madeira. Na confecção dos elementos foi necessário adaptar clipes e rolamentos, sendo que as peças de fixação foram escondidas nos encaixes precisos entre as modulações.

Rafael afirma que "o cobre patinado, na realidade, foi escolhido por sua beleza, mas também por ser um material duradouro em regiões litorâneas. Possui como característica principal a pátina que o protege durante décadas, sem qualquer manutenção".
Outro ponto interessante é que, ao ser aplicado nos brises (fechados com ângulos propositais para permitir a entrada de luz, porém com visibilidade nula), o cobre patinado contribuiu para um visual acolhedor, envolvendo a natureza com sua patina verde.
“Os produtos da N. Didini realmente se destacaram pela beleza, durabilidade e aplicação eficiente. Nosso atendimento permitiu uma execução dentro do esperado, sem ressalvas. Estudamos todas as possibilidades antes de fornecer os modelos. No geral o resultado agradou à construtora, a arquitetos e ao proprietário da casa", conclui Rafael.
O painel LB-30 é um revestimento de cobre (três cores), zinco-titânio (oito cores), alumínio e aço. Pode ser utilizado para obras comerciais e industriais como revestimento interno e externo. O sistema possui largura útil de 26 cm e 56 cm, sendo um material ideal para fachadas, forros e revestimentos internos em geral. Seu acabamento final pode ser natural ou em diversas cores. Ele permite, também, ser perfurado, trazendo uma ventilação constante, porém com possibilidades de bloquear a entrada de sol.
Os Beirais Artísticos, da N. Didini, são desenvolvidos conforme o projeto do arquiteto. Também podem ser produzidos em cobre, nas cores natural, laqueado ou patinado; em zinco-titânio, nas cores cinza ou negro; ou em revzinc, em diversas cores. Devido à maleabilidade dos materiais, é possível fabricar e instalar diferentes tipos de beirais.



