menu-iconPortal AECweb

Telha com aparência de cobre patinado foi solução para condomínio neoclássico

Com aparência de cobre patinado, a telha foi a cobertura ideal para condomínio neoclássico

Estudo de Caso: Telha L-27 no acabamento Revzinc / Condomínio Verti

A telha L-27, desenvolvida pela N.Didini, foi a solução estética e econômica para o Condomínio Verti, de altíssimo padrão em estilo neoclássico francês.

Telha com aparência de cobre patinado foi solução para condomínio neoclássico

Proprietário da obra: Eztec
Contratante:
Eztec
Local da obra:
Avenida IV Centenário – Ibirapuera (SP)
Data da obra:
Janeiro de 2009 a outubro de 2009
Fornecedor: N.Didini Engenharia & Construção Ltda
Nome do Produto:
Telha L-27 no acabamento Revzinc

DESCRIÇÃO DO LOCAL

O Condomínio Verti está localizado no Ibirapuera, bairro nobre de São Paulo, estritamente residencial. A cor da telha, verde cobre patinado, ‘conversa’ com o verde das árvores do entorno, criando interessante efeito estético.

DESAFIO
Autor do projeto do Condomínio Verti, o arquiteto Octávio de Siqueira, do escritório OS Arquitetura, relata que a dificuldade na especificação foi encontrar, num país sem tradição no neoclássico francês, um telhado que combinasse com a casa e estivesse dentro do padrão pretendido, ou seja AA. Além disso, há a questão do preço. “No Brasil, o cobre atinge preços elevados. E o que é pior, por ter seu valor atrelado ao dólar é arriscado especificá-lo hoje e fechar a compra após uns 20 meses. Não há como garantir o preço para que fique dentro do orçamento”, ressalta. O arquiteto descartava opções como as telhas asfáticas do tipo ‘single, por questões de custos e estéticas. E relata que outro projeto de seu escritório, o  condomínio Maison du Parc, construído na mesma avenida, utiliza as telhas de cobre.

Telha com aparência de cobre patinado foi solução para condomínio neoclássico
Construído na mesma avenida do Verti, o Condomínio Maison du Parc também utiliza as telhas L-27 no acabamento de cobre patinado.

SOLUÇÃO

Conforme relata Octávio de Siqueira, “a solução foi encontrada em parceria com a N.Didini, empresa que executou o telhado do Maison du Parc e realizou obras de porte como o restauro da cobertura da Catedral da Sé, de altíssimo gabarito”. A N.Didini desenvolveu uma telha metálica denominada L-27 com acabamento Revzinc, que tem a aparência e a durabilidade do cobre patinado (esverdeado), com um preço estável e bem competitivo. Essa telha, segundo ele, pode ser utilizada da mesma forma que o cobre, em telhado arredondado, por exemplo. E com a mesma estrutura empregada para as telhas de cobre, garantindo um telhado de qualidade e, praticamente, com o mesmo desempenho.

“Um fator interessante é que a poluição de São Paulo ajuda muito no visual, pois, com o passar do tempo o telhado vai se tornando muito mais parecido com o cobre, criando aquela sensação de pátina esverdeada. Na minha opinião, o mais importante nesse tipo de estilo, o neoclássico, é que tenha uma aparência autêntica, por se tratar de um estilo atemporal. Daí, que, os materiais aplicados não podem estar ligados a algum período - daqui há 20 anos, quem olhá-lo não saberá em que século foi construído. Mas, tem o vigor de uma obra recente e imponente, onde o morador se sinta seguro. Tenho a certeza de que acertamos nesse quesito”, conclui.

Telha com aparência de cobre patinado foi solução para condomínio neoclássico
Devido a poluição, e com o passar do tempo, a telha L-27 de Revzinc de cor cobre patinado, vai se tornando muito mais parecida com o metal cobre patinado (conforme foto acima do condominio Maison Du parc), assemelhando-se a pátina esverdeada

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Telhas nas dimensões 27 x 27 cm, com a possibilidade de serem fabricadas em cobre, zinco-titanio, Revzinc, alumínio e aço galvanizado. A telha L-27 permite grande diversidade de cores no acabamento Revzinc.

Este sistema de telha metálica residencial, favorece a carga (peso) de toda a edificação, pois, enquanto uma telha de concreto pesa entre 45 a 50 kg/m², a telha metálica pesa 5 kg/m2. Outra vantagem é a resistência a vendavais, pois a telha toda é presa individualmente ao compensado e cada uma é encaixada à que está ao lado, ou acima, ou abaixo.

Na obra do Condomínio Verti, foram instalados 750 m² de cobertura com as telhas L-27, sendo 107 m² em cada casa. A N.Didini forneceu também toda a estrutura metálica das coberturas, o assoalhamento e a colocação das telhas. A cobertura levemente curvada, projetada pelo arquiteto Octavio de Siqueira, tem detalhes arquitetônicos únicos, revelando com clareza o estilo adotado.

Redação AECweb

Clique para obter informações e catálogos deste produto

Conheça mais produtos da N.Didini disponíveis no Canal de Especificação Online
MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Telhas Metálicas Residenciais Revzinc...

Download de catálogo

Painel LB - 30

Download de catálogo

Sistema Zipado N. Didini

Download de catálogo

Telhas Metálicas L-27

Estudos de Casos