Novo produto da Multinova apresenta uma manta acústica rígida de apenas 2 mm de espessura, que dispensa contrapiso denso e garante economia

O mais novo bairro paulistano surge em uma das regiões mais aprazíveis de se viver. O Jardim das Perdizes, zona oeste, une a localização privilegiada a partir de um complexo residencial formado por 25 torres de 11 condomínios independentes.
Fruto do projeto assinado pelo escritório Itamar Berezin Arquitetura, o conjunto tem a proposta de aproveitar o melhor de um bairro margeado por muito verde, sem comprometer os mais de 50 mil m² de paisagem do entorno. O mais interessante é que a vegetação natural fica no núcleo do programa, rodeado pelos prédios.

Novas tecnologias são sempre bem-vindas. É com esse olhar que a obra do Jardim das Perdizes se vislumbra na cidade. O tratamento acústico entre os pisos dos pavimentos, por exemplo, encaixou-se nesse cenário a partir do momento em que o projeto testou um produto inédito no Brasil para alcançar uma eficácia ainda maior na atenuação de ruído de impacto.
Uma espuma rígida de polipropileno expandido de apenas 2 mm de espessura, com densidade de 45 kgm m³, prometia revolucionar o uso de sistema acústico nos pisos, ao dispensar a necessidade de contrapisos mais espessos.
O objetivo, portanto, era atender a norma com nível superior de desempenho, por meio de um isolante inovador e, a partir de então, utilizar o material no restante da obra.
O que era para ser um teste tornou-se realidade. A Manta de Polipropileno Expandido de 2 mm, fornecida pela Multinova, alcançou desempenho superior na redução do ruído de impacto de um apartamento da torre C (bloco cinco), ao proporcionar uma atenuação de 74 dB para 55 dB na laje até então sem isolamento. Dessa forma, o produto atendeu com êxito os requisitos da ABNT 15574.
A aplicação do teste ocorreu de forma simples e rápida, diretamente na laje e antes do contrapiso do apartamento, obedecendo corretamente às diretrizes e medições feitas pela empresa Harmonia Acústica.
Importante ressaltar que nessa obra o material que estava sendo utilizado era a Manta Multimpact de 5 mm, fabricada em Polietileno Expandido de baixa densidade, mas a construtora aproveitou o andamento da obra para testar novos produtos com o intuito de utilizar em novos projetos, incluindo a possibilidade de trabalhar com contrapisos de espessura inferior ao tradicional.
A Espuma de Polipropileno, portanto, tornou-se uma solução econômica para isolamento acústico, com as facilidades de ter menor espessura e maior densidade. Proporcionou, ainda, menor espessura do contrapiso, gerando economia e menor peso na estrutura, sendo um produto 100% reciclável e imputrescível.
Manta de Polipropileno Expandido, desenvolvida com 2 mm de espessura e densidade de 45 kgm m³, para absorver os ruídos causados entre os pisos dos pavimentos de edificações. Uma solução inovadora que diminui a espessura do contrapiso e garante mais leveza à estrutura. Atende as normas da ABNT 155745.
Clique para obter catálogo e outras informações deste produto Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

