Fornecimento do Viaplus 1000 e Viaplus 5000 foi o maior deste tipo de produto para uma única obra. Soluções proporcionaram excelentes resultados de impermeabilização e durabilidade.
Fornecimento do Viaplus 1000 e Viaplus 5000 foi o maior deste tipo de produto para uma única obra. Soluções proporcionaram excelentes resultados de impermeabilização e durabilidade.
Estudo de Caso: Sistema Pirapama de Abastecimento de Água / Pernambuco (PE).
Proprietário da obra: Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
Contratante: OAS, Odebrecht, Queiroz Galvão.
Empresa responsável pela aplicação da impermeabilização: Imperial Engenharia.
Local da obra: Pirapama – Grande Recife – PE.
Data da obra: Maio de 2011.
Fornecedor dos produtos de impermeabilização: Viapol.
Nome dos produtos: Viaplus 1000 - Viaplus 5000.
DESCRIÇÃO DO LUGAR
O Sistema Pirapama de Abastecimento de Água, operado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), já esta beneficiando cerca de 3,5 milhões de pessoas, com um incremento de 48% na produção de água na Região Metropolitana de Recife.
A obra envolve as seguintes construções:
Captação na Barragem de Pirapama;
Estação elevatória de água bruta;
Adutora de água bruta de 3,5 km;
Estação de Tratamento de Água (ETA);
Adutora de água tratada com 19 km de extensão;
Três subadutoras (Cabo, Ponte dos Carvalho e Jordão);
Construção de três reservatórios (Cabo, Ponte dos Carvalhos e Jordão), com capacidade total de acumulação de 120,5 m³ de água.
Inclui ainda: ampliação dos grandes anéis de distribuição (tubulações principais que levam água para as secundárias, de menor diâmetro) das cidades do Recife e Jaboatão dos Guararapes. Ao todo, serão quase 70 km de tubulação entre o Cabo e a Região Metropolitana.
DESAFIO
Proteger as estruturas de concreto das Estações de Tratamento de Água e Esgoto em uma das maiores obras de abastecimento do Brasil. Para isso, uma extensa área deveria passar por um completo processo de impermeabilização.
Era imprescindível que o serviço atendesse as necessidades do projeto com base na correta preparação dos substratos a serem protegidos, na adequada especificação dos produtos, seguindo as diretrizes das normas NBR 9575 (Impermeabilização – Seleção e Projeto) e ABNT NBR 9574:2007 (Execução de Impermeabilização), e na utilização de mão de obra treinada.
As estruturas impermeabilizadas contemplaram:
TAU (Tanque de Amortecimento Unidirecional) apoiado;
Caixa de Entrada, semienterrada – sem influência do lençol freático;
Canal de Água Bruta – parcialmente enterrado e sem a influência do lençol freático; Canal de Água Floculada (elevado);
Floculador – apoiado;
Decantador – apoiado;
Canal de Água Decantada – semienterrado e sem a influência do lençol freático;
Filtros – apoiados;
Reservatório de Lavagem dos Filtros – apoiado;
Reservatório de Água Tratada – semienterrado e sem a influência do lençol freático.
SOLUÇÃO
A Viapol, referência no desenvolvimento de soluções voltadas à proteção e conservação das obras, utilizou os impermeabilizantes poliméricos Viaplus 1000 (405 mil kg) e Viaplus 5000 (708 mil kg) - o maior fornecimento destes tipos de produtos para uma única obra.
O Viaplus 5000 foi estruturado com Mantex – tela de poliéster desenvolvida para proporcionar um reforço na membrana de impermeabilização. Cerca de 202 mil m² receberam a aplicação dos produtos, que proporcionaram excelentes resultados de impermeabilização e resistência.
Foram ainda utilizados produtos para proteção das paredes externas de algumas estruturas de concreto, contra ação de intempérie, a exemplo do VIAFLOOR EP 250 (2,5 mil kg) e VIAFLOOR PU 150 (4,9 mil kg). Estas pinturas a base de epóxi e poliuretano, respectivamente, atenderam a uma especificação de projeto, que tinha a finalidade de garantir uma maior vida útil das estruturas de concreto.
Mais do que o fornecimento dos produtos, a Viapol disponibilizou todo o suporte técnico necessário para a obra. A empresa participou das discussões técnicas e especificações do projeto, interagindo com as demais equipes de fiscalização e aplicação. Além disso, realizou treinamentos da equipe técnica de fiscalização da Compesa, oferecendo subsídios técnicos para uma maior eficiência no trabalho de monitoramento dos serviços dos aplicadores.
“Durante a execução dos serviços, o staff técnico da Viapol Nordeste ofereceu todo o apoio necessário. Preparamos-nos para atender os desafios desta grande obra, graças a nossa diferenciada capacidade de produção, staff técnico alinhado com as necessidades do mercado e logística para atuar em todo o Brasil”, ressalta Marcos Storte, gerente de negócios da Viapol.
DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS
Viaplus 1000 é um revestimento impermeabilizante, semiflexível, bicomponente (A+B), à base de cimentos especiais, aditivos minerais e polímeros de excelentes características impermeabilizantes. Tem ótima aderência e excepcional resistência mecânica. É testado sob os mais rigorosos controles de qualidade, sendo o único que resiste a até 60 m.c.a.- metros de coluna d’água.
Viaplus 5000 é um impermeabilizante à base de resinas termoplásticas e cimentos aditivados que, em composição, resulta em uma membrana de polímero modificado, com cimento de excelentes características de resistência e impermeabilidade.
Viafloor® EP 250 é um sistema epóxi, bicomponente, pronto para o uso, utilizado para a elaboração de pinturas em espessuras de 250µm a 1,0mm. Composto por resinas de alto desempenho, tem alta aderência quando aplicado sobre concreto e aço. Possui também altas resistências químicas e mecânicas, que o tornam eficiente e versátil na maioria das aplicações.
Viafloor® PU 150 é um sistema poliuretano, bicomponente, pronto para o uso e utilizado para a elaboração de pinturas em espessuras de 125µm a 150µm. Composto por resinas de alto desempenho, possui alta aderência quando aplicado sobre concreto e aço. Possui também altas resistências químicas e mecânicas, que o tornam eficiente e versátil na maioria das aplicações.



