menu-iconPortal AECweb

Impermeabilizantes aplicados em obras não alteram a potabilidade da água

Estações de Tratamento de Água do Amazonas e reservatórios de água potável do Distrito Federal ganham excelente custo-benefício e agilidade com produtos da Viapol.

Estações de Tratamento de Água do Amazonas e reservatórios de água potável do Distrito Federal ganham excelente custo-benefício e agilidade com produtos da Viapol.

Estudo de Caso: Estação de Tratamento de Água (ETAs) no Amazonas e reservatórios no Distrito Federal.

Impermeabilizantes aplicados em obras não alteram a potabilidade da água

Proprietários das obras: Águas do Amazonas (Grupo Solvi) / CAESB.
Contratantes: Não divulgados.
Áreas impermeabilizadas: 32.000 m² no Amazonas / 64.000 m² em Brasília e 3.000 m² em Sobradinho.
Local das obras: Manaus (AM) e Distrito Federal (DF).
Data da obra: 2010.
Fornecedor dos produtos de impermeabilização: Viapol.
Nome dos produtos: Viaplus 1000, Viaplus 5000, Primer Viabit e manta asfáltica Todorodin 4 mm – Tipo III-B.

DESCRIÇÃO DO LOCAL

Estações de Tratamento de Água do Amazonas e reservatórios de água potável do Distrito Federal.

DESAFIO

Impermeabilizar as estruturas de concreto novas e antigas da ETA e dos reservatórios de água potável. Cada uma exigia sistemas distintos, baseados na preparação correta do substrato, na especificação adequada dos produtos e na utilização de mão de obra treinada. Os serviços deveriam atender às diretrizes da norma ABNT NBR 9574:2007 – Execução de impermeabilização. Além disso, a potabilidade da água não poderia ser alterada ao entrar em contato com os produtos impermeabilizantes.

Impermeabilizantes aplicados em obras não alteram a potabilidade da água

SOLUÇÃO

A ETA de Manaus (AM) passou por um processo de impermeabilização moldado ‘in loco’. Os serviços executados incluíram a limpeza e a recuperação de áreas localizadas na estrutura antiga de concreto dos reservatórios. Neste caso, o Viaplus 1000 – impermeabilizante de cimento modificado – funcionou como um fundo preparador de substrato. Em seguida, os reservatórios novos receberam o Viaplus 5000 – membrana de polímero modificado com cimento que formou uma membrana flexível e estruturada com uma tela de poliéster.

O processo ‘in loco’ a frio e totalmente aderido ao substrato ofereceu a melhor relação custo-benefício, com impacto considerável da logística de transporte de produtos.

No Distrito Federal, em Brasília e em Sobradinho foram aplicadas soluções de impermeabilização usando mantas asfálticas pré-fabricadas nos reservatórios que foram divididos em duas células, o que permitiu uma interdição parcial.

Foi efetuada a limpeza da estrutura, recuperação localizada de falhas e aplicação de pintura de imprimação Viabit. Em seguida, a manta asfáltica Torodin – Tipo III-B – foi aplicada nos reservatórios e tanques. O produto foi utilizado nas lajes de fundo e nas paredes, colado com maçarico a gás GLP.  Após a colagem com maçarico, a fixação nas paredes ocorreu de forma mecânica, a cada dois metros de altura e a cada meio metro no sentido do perímetro das estruturas.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

Viaplus 1000: Revestimento impermeabilizante, semiflexível e bicomponente (A+B). É desenvolvido com cimentos especiais, aditivos minerais e polímeros com excelentes características impermeabilizantes. Tem ótima aderência e resistência mecânica. É testado sob os mais rigorosos controles de qualidade, sendo o único que resiste a até 60 m.c.a.- metros de coluna d’água.

Viaplus 5000: Impermeabilizante produzido com resinas termoplásticas e cimentos aditivados. Esta composição resulta em uma membrana de polímero modificado, com cimento de ótima resistência.

Viabit: Pintura de imprimação composta de asfaltos modificados, plastificantes e solventes orgânicos. Ideal para aplicação a frio sobre superfícies de concreto, argamassa, alvenaria, metal, PVC e fibra de vidro.

Torodin – Tipo III-B: Manta asfáltica produzida a partir da modificação física do asfalto com polímeros (plastoméricos PL / elastoméricos EL). É estruturada com não-tecido de filamentos contínuos de poliéster previamente estabilizado. Está disponível nas espessuras de 3, 4 e 5 mm.


Clique para obter catálogo e outras informações do Viaplus 1000.

Clique para obter catálogo e outras informações do Viaplus 5000.

Clique para obter catálogo e outras informações do Viabit.

Clique para obter catálogo e outras informações do Torodin – Tipo III-B.

Veja mais produtos da Viapol disponíveis no Canal de Especificação Online.
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Viapoxi Adesivo Gel

Download de catálogo

Viapoxi Adesivo Tix

Download de catálogo

Viaplus Stuc

Download de catálogo

Vedalage Plus

Estudos de Casos
Informativos Técnicos