Volume de financiamentos imobiliários cresce apesar da Selic
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
O levantamento foi realizado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas

O resultado surpreendeu os especialistas, que esperavam um mercado menos aquecido devido às últimas elevações na taxa Selic (Foto: godshutter/Shutterstock)
26/09/2022 | 12:56 – Segundo o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o volume de financiamentos de imóveis novos no primeiro semestre de 2022 cresceu 5% em relação ao mesmo período de 2021.
O resultado surpreendeu os especialistas, que, devido às últimas elevações na taxa Selic — a taxa básica de juros, que foi de 2% em janeiro de 2021 para 13,75%, em agosto —, esperavam um mercado menos aquecido.
Justificando o crescimento do volume de financiamentos, está o aumento tímido na taxa de crédito imobiliário nos bancos, que não ultrapassou a marca de 2% ao ano. Segundo Luiz França, presidente da Abrainc, o dado representa uma boa oferta aos interessados.
Isso porque, quando a Selic estava em 2% ao ano, os bancos cobravam uma taxa de juros de 7% ao ano nos financiamentos habitacionais. Entretanto, apesar da elevação da taxa para 13,75%, os maiores bancos do país optaram por manter a taxa no mesmo patamar pelos próximos meses.

