Viaduto na Marginal Pinheiros é reaberto para carros e caminhões
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Liberação pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) foi realizada dois meses antes do previsto, após os últimos testes de carga na via

Viaduto estava interditado desde o dia 15 de novembro de 2018, quando desmoronou cerca de dois metros (Créditos: Rovena Rosa/Agência Brasil)
18/03/2019 | 17:25 - O viaduto da Marginal Pinheiros, que desmoronou no dia 15 de novembro do ano passado, próximo à Ponte do Jaguaré, na zona oeste da Cidade de São Paulo, foi reaberto no último sábado (16) para o tráfego de todos os tipos de veículos (leves e pesados). A liberação foi realizada após os últimos testes de carga na via, que foram supervisionados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB).
“Esses testes estão de acordo com os modelos matemáticos que foram elaborados, o que nos permite anunciar a liberação do trânsito já a partir de hoje para carros e caminhões, dois meses antes do anunciado inicialmente”, disse o prefeito de São Paulo, Bruno Covas.
Com a reabertura do viaduto, a circulação pelo sentido Castello Branco da Marginal Pinheiros volta à normalidade. O Rodízio Municipal Veicular que havia sido suspenso no trecho da Marginal volta a vigorar, a partir da próxima segunda-feira, 25 de março, e valerá para veículos leves e pesados.
A circulação de táxis com ou sem passageiros pelos corredores exclusivos de ônibus Campo Limpo/Rebouças/Centro, Santo Amaro/Nove de Julho/Centro e Berrini, que havia sido liberada em qualquer dia e horário da semana desde 27 de novembro de 2018, voltará a ser restrita nesses locais.
Segundo a Prefeitura, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) segue monitorando as condições de trânsito no viaduto, a favor da segurança dos usuários. A gestão municipal informou, ainda, que, mesmo aberto, a via seguirá recebendo obras de requalificação. A recuperação e requalificação da via teve custo total de R$ 26 milhões.
VEJA MAIS
Assista gratuitamente à gravação da “Inspeção e manutenção de pontes e viadutos”
Histórico
Na madrugada do dia 15 de novembro do ano passado, o viaduto da pista expressa da Marginal Pinheiros cedeu cerca de dois metros. Ninguém ficou ferido.
Logo após o ocorrido, a Prefeitura de São Paulo iniciou o escoramento da parte da pista que cedeu. Após o processo de escoramento, foi feito um pilar provisório, ao lado do pilar sobre o qual o viaduto cedeu, com três macacos hidráulicos, para aliviar a carga na coluna danificada
Duas semanas depois do incidente, foram iniciadas as operações para elevação do viaduto, por meio de macacos hidráulicos instalados sob a estrutura.
Durante as obras, o tráfego foi interrompido em cima do viaduto, e os veículos com destino à Rodovia Presidente Castello Branco foram desviados e orientados a pegar caminhos alternativos.

