Vendas de materiais de construção no varejo esboçam recuperação
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Apesar do resultado estável entre agosto e setembro, o que chamou a atenção foi a propensão dos empresários a realizarem investimentos e contratações nos próximos meses
O número mostrou-se estável de agosto a setembro, mas comparado com o mesmo período de 2016, apresentou aumento de 7%. (crédito: Csaba Peterdi/shutterstock)
10/10/2017 | 11:33 – As vendas do varejo de materiais de construção em setembro permaneceram estáveis em relação a agosto, mas cresceram 7% na comparação com o mesmo mês do ano anterior – indicador de uma leve melhora do setor da construção civil. Segundo Cláudio Conz, presidente da Anamaco, as tintas e revestimentos cerâmicos foram os itens que apresentaram maior destaque positivo no mês.
Apesar do resultado estável, as únicas regiões que não apresentaram resultados negativos são a Sudeste e Sul – que se mantiveram neutros. Já o Centro-Oeste, Norte e Nordeste retraíram 3%, 8% e 6% respectivamente.
O estudo também incluiu uma pesquisa que indicou que 70% dos lojistas acreditam no aumento das vendas em 10% no mês de outubro. Para os empresários da região Sudeste e Centro-Oeste é possível que investimentos sejam realizados nos próximos meses. Varejistas do Sul pretendem investir e contratar daqui para frente, enquanto os do Norte optaram por reter o investimento por enquanto.
A Pesquisa Tracking é realizada mensalmente pela Anamaco e entrevistou cerca de 530 lojistas entre os dias 26 a 29 de setembro.

