menu-iconPortal AECweb

Vendas de materiais de construção no varejo crescem 4% no semestre

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Segundo a Anamaco, resultados caem 2% entre maio e junho, mas acumulado nos seis primeiros meses de 2017 superam o resultado aferido no mesmo período do ano passado


Os resultados das vendas do primeiro semestre apresentaram crescimento de 4% em relação ao mesmo período de 2016 (crédito: urfin/ shutterstock)

17/07/2017 | 17:33 – A venda de materiais de construção no varejo em junho foi 2% menor do que em maio. Apesar da ligeira queda na comparação mensal, o resultado acumulado no primeiro semestre superou o registrado no mesmo período de 2016. Os dados são da Pesquisa Tracking, realizada mensalmente pela Anamaco.

A pesquisa entrevistou 530 comerciantes de 26 a 30 de junho e constatou que quatro regiões do país apresentaram retração de vendas entre maio e junho. Norte e Sul lideraram (-10%), seguidos por Sudeste e Centro-Oeste com (-6%). A região nordeste foi a única que apresentou aumento (2%).

As expectativas de 61% dos entrevistados no mês de junho é que o volume das vendas cresça. Cerca de 13% pretendem contratar novos funcionários em julho (aumento de 2% com relação a maio) e um terço dos lojistas querem fazer novos investimentos ainda em 2017.

Segundo Cláudio Conz, presidente da Anamaco, a estabilidade indica uma recuperação das quedas sofridas em 2015 e 2016. "Com estes resultados, as vendas do primeiro semestre de 2017 apresentam um pequeno crescimento sobre 2016, de 4%”, afirma. No acumulado de 12 meses, porém, o recuo observado é de cerca de 5%. De acordo com a entidade, cerca de dois terços das vendas no varejo acontecem na segunda metade do ano. O setor estima fechar 2017 com um crescimento de 5% em relação ao ano passado.

A pesquisa mostrou também que o mercado continua reticente sobre o contexto político de instabilidade. Cerca de 43% dos entrevistados se mostram pessimistas sobre as ações do governo nos próximos 12 meses.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: