menu-iconPortal AECweb

Vendas de materiais de construção mantêm recuperação em maio

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Segundo a Anamaco, vendas de insumos para construção civil cresceram 6% de janeiro a maio de 2017. Resultado acumulado em doze meses ainda é negativo


Segundo o presidente da Anamaco o aumento de vendas foi beneficiado pela liberação das contas do FGTS (crédito: urfin/ shutterstock)

08/06/2017 | 17:10 – Os números relativos às vendas de materiais de construção no varejo continuam apresentando tendência de recuperação. A pesquisa mensal da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), mostrou que houve aumento de 5% na comparação de maio com abril e de 6% nos cinco primeiros meses de 2017. Segundo a entidade, foram entrevistados 530 lojistas nos seis últimos dias do mês.

De acordo com o estudo, todas as regiões apresentaram resultados favoráveis. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, que representam 46% dos entrevistados, registrou alta de 16% nas vendas. Pelo menos três em cada quatro entrevistados no Nordeste e no Sudeste afirmaram que as vendas cresceram de 10% a 20%. No Sul, o resultado foi mais tímido, com acréscimo de até 10% nas vendas segundo 50% dos lojistas.

Apesar do resultado positivo, em relação com o acumulado dos últimos 12 meses, as vendas tiveram uma retração de 6%. Entretanto, segundo Claudio Conz, presidente da Anamaco, o setor está caminhando para uma recuperação, por isso, é primordial ter paciência e comemorar cada resultado, mesmo que singelo. Para Conz, boa parte da recuperação deve-se a liberação dos recursos das contas inativas do FGTS.

Mais da metade dos lojistas está otimista para o resultado de junho. Cerca de 54% dos lojistas acreditam que as vendas devem manter um ritmo semelhante no mês, e um em cada três entrevistados afirmaram ter a intenção de fazer novos investimentos em 2017.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: