menu-iconPortal AECweb

Vendas de cimento mantêm ritmo de crescimento em outubro

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

No acumulado de 2019, o total de cimento comercializado chegou a 45,8 milhões de toneladas, um aumento de 3,6% sobre igual período do ano passado


Na avaliação por dia útil – indicador que analisa o número de dias trabalhados –, em outubro, as vendas internas cresceram 0,6% face a setembro e 6,9% sobre outubro do ano passado (Créditos: Young Swee Ming/ Shutterstock)

08/11/2019 | 12:11 - As vendas de cimento em outubro totalizaram 5,2 milhões de toneladas, o que corresponde a um crescimento de 9,2% em comparação ao mesmo mês de 2018. No acumulado de 2019, o total de cimento comercializado chegou a 45,8 milhões de toneladas, um aumento de 3,6% sobre igual período do ano passado. Os dados são de um levantamento feito pelo Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC).

Em 12 meses, conforme a pesquisa, as vendas acumularam 54,3 milhões de toneladas de cimento, alta de 3,1% em relação aos 12 meses precedentes (novembro de 2017 a outubro de 2018).

Na avaliação por dia útil – indicador que analisa o número de dias trabalhados –, em outubro, as vendas internas cresceram 0,6% face a setembro e 6,9% sobre outubro do ano passado. No acumulado do ano, o crescimento foi de 2,9% em comparação a 2018.

Apesar dos resultados positivos, segundo o presidente do SNIC, Paulo Camillo Penna, em 2018, devido à greve dos caminhoneiros, o setor deixou de comercializar 900 mil toneladas de cimento, não conseguindo se recuperar no restante do ano.

“Essa base significativamente fraca superestima o comportamento de vendas e resultados de 2019. O crescimento apresentado ainda não viabilizou abertura de nenhuma das plantas que tiverem as suas atividades encerradas no período de crise”, enfatizou o presidente.

Segundo ele, “para um crescimento mais robusto e sustentável, é preciso a reversão da contínua queda do investimento em infraestrutura, cuja participação na venda de cimento já correspondeu a 25% e, hoje, representa menos de 10%”.

Com relação ao consumo aparente de cimento – índice composto das vendas internas somadas às importações –, em outubro, o crescimento foi de 8,8% em relação ao ano anterior, totalizando 5,2 milhões de toneladas. No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador subiu 3,0% sobre o mesmo período anterior.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: