menu-iconPortal AECweb

Vale assina aditivo com medidas de captação de água e indenização de R$ 99 mi

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

As medidas preveem captação de água do rio Paraopeba, atingido pelo rompimento da barragem em Brumadinho

foto do acidente em brumadinho, causado pela Vale
Para as medidas de captação, a empresa se comprometeu a enviar, em até 15 dias, o cronograma com a conclusão de todas as obras (Foto: Christyam de Lima/Shutterstock)

25/10/2022 | 12:15 – Segundo o Ministério Público de Minas Gerais, a mineradora Vale assinou, nesta semana, um aditivo ao Termo de Compromisso que prevê a inclusão de duas iniciativas a serem realizadas pela empresa, em vista do acidente ambiental de Brumadinho.

A partir da atualização do documento, a companhia deverá comprometer-se com medidas de captação de água do rio Paraopeba, atingido pelo rompimento das barragens de Brumadinho (MG), e com o pagamento de compensações de R$ 99 milhões a uma comunidade.

Para as medidas de captação, a empresa se comprometeu a enviar, em até 15 dias, o cronograma com a conclusão de todas as obras, incluindo testes, pré-operação, operação assistida e transferência definitiva da operação e manutenção para a Copasa. O descritivo deve contemplar, ainda, o último trecho da adutora e sua interligação na estação de tratamento de água Rio Manso.

Além disso, o novo acordo prevê também fixação de prazos para entrega dos projetos de engenharia do tratamento complementar da estação de tratamento de água Bela Fama, cujo prazo atual para conclusão é 31 de dezembro de 2022.

A indenização, por sua vez, será direcionada à comunidade de Ponte das Almorreimas, em Brumadinho, que foi severamente impactada pelo desastre ambiental causado pela Vale.

O aditivo foi assinado com o Ministério Público de Minas Gerais, o Ministério Público Federal, a Aecom do Brasil, o Estado de Minas Gerais, a Copasa e o município de Brumadinho.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: