menu-iconPortal AECweb

Usina da Gerdau bate recorde na produção de aço

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

A planta atingiu a marca de 100 milhões de toneladas de aço bruto fabricados em 36 anos

Peças de aço
O empreendimento tem em torno de 8,5 mil colaboradores (Foto: Evannovostro/Shutterstock)

16/01/2023 | 11:27  — Localizada em Minas Gerais, a usina Ouro Branco bateu recorde na produção de aço. Gerenciada pela Gerdau — sendo a maior unidade do tipo mantida pela empresa no mundo —, a planta atingiu a marca de 100 milhões de toneladas de aço bruto fabricados em 36 anos de operação. O empreendimento, que começou a funcionar em 1986, atualmente tem capacidade instalada de 4,5 milhões de toneladas por ano. Responsável pela concepção de chapas, blocos, tarugos, bobinas, entre outros produtos, a indústria tem em torno de 8,5 mil colaboradores.

Leia também

Saiba como especificar estruturas metálicas
O que é taxa de armadura em estruturas de concreto armado?
Vergalhão galvanizado aumenta a vida útil do concreto armado

De acordo com Rafael Gambôa, diretor da usina Ouro Branco, esse número é muito expressivo e mostra a relevância que a planta tem para o país. “Temos orgulho de ser a maior unidade da Gerdau no mundo e de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do estado em que estamos presentes", destacou o executivo em entrevista para o jornal Estado de Minas.

O resultado pôde ser alcançado, também, por conta da modernização pela qual a usina Ouro Branco passou ao longo do tempo. Com investimentos em transformação digital, além de iniciativas voltadas para a Indústria 4.0, o empreendimento tem diferentes práticas voltadas para a segurança e o meio ambiente. Por exemplo, possui um centro de monitoramento com equipamentos de última geração, responsáveis por acompanhar os ativos/maquinário que permitem a operação das usinas no país (soluções que contam com o uso de inteligência artificial capaz de antecipar possível interferências).

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: