Universidade Federal de Uberlândia orientará reformas em moradias populares
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
As ações contam com o apoio do CAU-MG, que disponibilizou R$ 50 mil para o projeto

O foco do trabalho é colaborar com as ações de enfrentamento da pandemia (Foto: Divulgação/Mora)
11/11/2021 | 08:34 – Um projeto desenvolvido na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ajudará famílias de baixa renda na reforma de suas residências. Realizada pelo grupo “Mora-Pesquisa em Habitação”, a iniciativa oferecerá orientações para melhorias em imóveis que participam de programas de Habitação de Interesse Social (HIS). Segundo a professora Simone Villa, orientadora do projeto, serão criados um aplicativo com interface gráfica, um banco de dados e cartilhas físicas e digitais. Os materiais auxiliarão na instalação/reparo de sistemas de esgoto, no aperfeiçoamento da ventilação e iluminação, e no aprimoramento da qualidade ambiental.
O foco do trabalho é colaborar com as ações de enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus. A iniciativa teve início nesta semana e seguirá pelos próximos cinco meses. Na fase inicial, a equipe do projeto vai realizar uma pesquisa para verificar os impactos da Covid-19 no local e na estrutura da casa. Na sequência, 20 moradores devem ser selecionados e receberão as ferramentas adequadas para desenvolver e testar as estratégias de reformas.
“O Mora também vai oferecer insumos projetuais para produção e reforma de empreendimentos, a fim de torná-los mais saudáveis e resilientes. Isso significa: casas com a capacidade de absorver os impactos ao longo do tempo”, afirma Villa.
As ações contam com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU-MG), que investiu R$ 50 mil no trabalho. O montante é proveniente de um edital lançado pela autarquia, que forneceu recursos para esse e outros cinco projetos que promovem melhorias nas condições de vida das populações mais vulneráveis do Estado.
(Com informações do Portal Comunica UFU)

