menu-iconPortal AECweb

Unesco aceita candidatura de Paraty (RJ) como Patrimônio Mundial

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Órgão das Nações Unidas aprova pedido da cidade pelo reconhecimento de seu valor cultural e natural. Avaliação acontecerá em setembro e decisão será divulgada em 2019

candidatura de Paraty para se tornar Patrimônio Mundial é aprovada pela Unesco
O pedido foi feito pelos Ministérios da Cultura e Meio Ambiente e pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Crédito: Oriol Querol/shutterstock)

08/03/2018 | 16:40 – A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) aceitou a candidatura de Paraty (RJ) como Patrimônio Mundial. O pedido foi elaborado pelo Ministério da Cultura, Ministério do Meio Ambiente e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por meio de um dossiê que apresentou a cidade como um sítio misto, por seu valor cultural e natural.

As áreas especificadas incluem os territórios do centro histórico de Paraty, o Parque Nacional da Serra da Bocaina e o Parque Estadual Ilha Grande. Sérgio Sá Leitão, ministro da Cultura, se mostrou otimista em relação a possível aprovação da Unesco. “O mundo está prestes a reconhecer a biodiversidade da região de Paraty que, junto com sua bagagem cultural, transforma a cidade em um exemplar único da harmonia entre suas paisagens naturais e bens arquitetônicos", celebrou.

A cidade receberá a Missão de Avaliação de Especialistas do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, um órgão assessor da Unesco, em setembro. A expectativa é que o reconhecimento chegue em 2019.

Quer saber mais sobre arquitetura? Leia:

ONU abre inscrições de prêmio para projetos de moradia sustentável

Unesco aprova criação do título de Capital Mundial da Arquitetura

Obras públicas de Niemeyer são tombadas pelo Ministério da Cultura

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: