Trimestre encerrado em julho registrou alta de 69% nos lançamentos de imóveis
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
De acordo com dados do indicador Abrainc-Fipe, no período entre maio e julho de 2021, foram lançadas cerca de 35 mil unidades habitacionais

O indicador mostra, ainda, que as vendas subiram 12,8% no período (Foto: Gustavo Frazao/Shutterstock)
29/10/2021 | 11:28 – Os lançamentos de imóveis cresceram 69,5% no último trimestre móvel (de maio a julho) se comparados com o mesmo período de 2020. Os dados são do indicador Abrainc-Fipe, elaborado pela parceria entre a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). De acordo com o estudo, no período foram lançadas cerca de 35 mil unidades habitacionais. Analisando somente os sete meses iniciais de 2021, a quantidade de lançamentos foi 58,7% maior em relação ao mesmo intervalo de 2020. Já considerando os 12 meses encerrados em julho, o crescimento foi de 35,4% frente aos dados observados nos 12 meses precedentes.
O indicador mostra, ainda, que as vendas subiram 12,8% no último trimestre móvel na comparação com o mesmo intervalo do ano passado. Entre maio e julho de 2021, foram comercializadas em torno de 39 mil unidades. Já as vendas líquidas, que consideram o volume de negócios fechados excluindo os contratos rescindidos, tiveram alta de 18,5% no período. No acumulado do ano esse índice está em 22,4% e marca 29,1% nos últimos 12 meses.
De acordo com nota divulgada pela Abrainc e pela Fipe, os resultados reforçam o ciclo positivo que a incorporação imobiliária vem atravessando nos últimos 12 meses. “Apoiado nas condições favoráveis do crédito imobiliário, que reduzem o valor das parcelas do financiamento, além da manutenção de programas, subsídios voltados para o segmento habitacional (Programa Casa Verde Amarela), que ainda respondem pela maioria dos novos imóveis lançados e comercializados no mercado”, detalha o texto.

