Trem que liga São Paulo ao Aeroporto de Guarulhos é inaugurado
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Composta por três estações, linha 13 – Jade se conecta à malha ferroviária existente e promete reduzir para 35 minutos o tempo de deslocamento até o centro da capital

Estação Aeroporto de Guarulhos, que dá acesso ao maior aeroporto do Brasil (crédito: divulgação/Governo do Estado de São Paulo)
02/04/2018 | 17:17 – As estações Engenheiro Goulart, Guarulhos-Cecap e Aeroporto de Guarulhos, que compõem a nova Linha 13-Jade, foram inauguradas no último sábado (31). Com investimento de R$ 2,3 bilhões, a obra de 12,2 km de extensão se conecta à malha ferroviária da capital e deve atender a 120 mil usuários por dia útil.
Neste primeiro mês, a linha deve ser operada no regime de Operação Assistida, com trens atendendo às novas estações em intervalos de 30 minutos aos sábados e domingos, das 10h às 15h. No segundo mês, o funcionamento irá acontecer no mesmo horário, durante todos os dias da semana.
Somente no terceiro mês é que a operação será realizada no horário padrão da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), das 4h à meia-noite. Paralelamente, serão implantados os trens Connect, que sairão da Estação Brás e com destino à estação Aeroporto de Guarulhos nos horários de pico (das 5h às 9h e das 16h às 20h), sem necessidade de baldeação na Estação Engenheiro Goulart. O percurso terá duração de cerca de 35 minutos, com o trem parando em todas estações.
Depois do quarto mês, espera-se que entre em operação o serviço CPTM Airport-Express, que levará os usuários direto, sem parada para embarque e desembarque, da Estação Aeroporto-Guarulhos até a Estação da Luz, que se conecta as linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM e 1-Azul e 4-Amarela do Metrô.
Estrutura
As estações da linha 13-Jade contam com itens estruturais que prezam a acessibilidade - elevadores, corrimãos, rampas adequadas, comunicação em Braille, piso e rotas táteis, e banheiros públicos exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Além disso, são dotadas de sistema de aquecimento de água por energia solar e contam com reservatório de armazenamento de água de reuso, via captação de águas pluviais, que após tratamento, podem ser usadas na limpeza e nos banheiros.
Também possuem bicicletários. Juntas, as três estações contam com quatro bicicletários, totalizando 514 vagas.

