TCU autoriza renovação antecipada de concessão da Malha Paulista
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
A decisão permite a execução de obras para resolução de conflitos urbanos, atendendo a 40 municípios, com população de aproximadamente 5,3 milhões de pessoas

A estimativa é que cerca de R$ 6 bilhões sejam investidos em obras de duplicações de trechos, modernização das vias, expansão de pátios e obras diversas (Créditos: divulgação/ Governo do Estado de São Paulo)
22/05/2020 | 15:23 - O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), autorizou a assinatura do contrato de renovação antecipada da Malha Paulista, rede de ferrovias pertencente à empresa de logística Rumo. Com isso, a expectativa é de que o contrato seja assinado já na próxima semana.
A decisão libera a assinatura de acordo com a proposta apresentada pelo Ministério da Infraestrutura e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que prevê a ampliação da malha.
A estimativa é que cerca de R$ 6 bilhões sejam investidos em obras de duplicações de trechos, modernização das vias, expansão de pátios e obras diversas que reduzirão os impactos urbanos nas cidades por onde os trilhos passam, entre outros. Do montante a ser investido, a maior parte deverá ser aplicada já nos cinco primeiros anos do novo contrato.
A obra permitirá a execução de obras para resolução de conflitos urbanos, atendendo a 40 municípios, com população de aproximadamente 5,3 milhões de pessoas.
"Será a primeira renovação assinada dentro da linha do ProBrasil, de recuperação econômica do país. Estamos prestes a iniciar mais um capítulo importante para a maior revolução sobre trilhos de nossa história recente,” disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

