TCU aprova concessão de quatro aeroportos internacionais
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
No quarto e último estágio da análise, o TCU avaliou e aprovou a correspondência entre a minuta contratual e os contratos de concessão efetivamente pactuados

Concessão dos aeroportos internacionais de Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre e Salvador incluem serviços públicos para ampliação, manutenção e exploração da infraestrutura dos empreendimentos (Créditos: Portal da Copa/ME/Janeiro de 2013)
16/04/2019 | 16:37 - O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o quarto e último estágio da concessão à iniciativa privada dos Aeroportos Internacionais de Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA). O relator dos processos é o ministro Walton Alencar Rodrigues.
O TCU avaliou, no primeiro estágio, os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental dos empreendimentos. Na época da avaliação, foram identificadas inconsistências que impediram a aprovação da etapa. Sendo assim, o Tribunal condicionou a continuidade do processo ao cumprimento de algumas medidas.
O segundo estágio de fiscalização compreendeu a análise do edital, da minuta de contrato, das impugnações ao edital e das comunicações e esclarecimentos encaminhados às empresas participantes. Na terceira etapa, foi avaliada a fase de habilitação e de julgamento das propostas, que incluía as atas de abertura e de encerramento, os relatórios de julgamento e eventuais questionamentos e recursos.
No quarto e último estágio, o TCU analisou e aprovou a correspondência entre a minuta contratual e os contratos de concessão efetivamente pactuados.
A concessão dos aeroportos inclui serviços públicos para ampliação, manutenção e exploração da infraestrutura dos empreendimentos.
Leia também:
BNDES libera R$ 1,25 bi para Aeroporto Internacional de Porto Alegre
Inauguração do novo aeroporto de Florianopólis é adiada para outubro
Edital seleciona estudos técnicos para concessão de 22 aeroportos

