Supertúnel de obra responsável por cratera em SP sofre com explosão
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Acidente na obra da Linha 6-Laranja do metrô deixou quatro feridos

A via ficou 40 minutos interditada para inspeção e em seguida foi liberada (Foto: Folha de São Paulo/Reprodução)
23/02/2022 | 12:15 – A última terça-feira (22) foi marcada por mais um atraso na obra da Linha 6-Laranja do Metrô, na Zona Oeste de São Paulo: depois do desmoronamento causado no local, foi a vez do supertúnel, próximo ao canteiro de obras, encarar uma explosão.
A fatalidade aconteceu por volta das 14h e deixou quatro pessoas feridas. O local do acidente foi o ponto de apoio criado pela Sabesp, a poucos metros da cratera, que tinha como objetivo drenar o esgoto acumulado no supertúnel. Este, por sua vez, foi o responsável pelo desmoronamento da obra.
Depois da constatação de que a cratera se abriu por conta do vazamento de esgoto no supertúnel da Linha 6-Laranja, a Sabesp tomou previdências. Ela ficou responsável pela drenagem do local, e, para isso, instituiu um canteiro de obras.
Entretanto, a companhia paulista de saneamento básico não contava com o acúmulo de gás em um dos poços de serviço do interceptor, responsável pela explosão. Segundo a Sabesp, "nenhuma tubulação foi perfurada" e os funcionários feridos "receberam atendimento e estão fora de risco". A via ficou 40 minutos interditada para inspeção e já foi liberada.
Das quatro vítimas, três delas sofreram queimaduras e uma teve um mal súbito. Todas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) disse, em nota, que “fez um monitoramento de gases e não constatou concentração inflamável que possa oferecer risco no local ou no entorno".

