menu-iconPortal AECweb

STF libera retomada de obras de transposição do rio São Francisco

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Ministra Cármen Lúcia derruba liminar de consórcio eliminado em licitação realizada no início de 2017. Construção já tem cerca de 96% dos serviços executados


Depois de concluída a obra atenderá 12 milhões de pessoas. (crédito: divulgação/Ministério da Integração Social)

23/06/2017 | 16:55 – O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a retomada das obras do último trecho da transposição do Rio São Francisco, no Ceará. A decisão foi tomada pela presidente do STF, a ministra Cármen Lúcia, na última terça-feira (20) e revoga uma liminar do Tribunal Regional Federal da 1° Região (TRF1), que tinha suspendido uma nova licitação para a continuidade das obras.

A construção do Eixo Norte estava parada desde setembro de 2016, depois que a construtora responsável, Mendes Júnior, foi afastada em decorrência do seu envolvimento na Lava-Jato. A nova licitação promovida pelo governo no início de 2017 contratou o consórcio Emsa-Siton, terceiro colocado na concorrência, por R$ 516,8 milhões para dar andamento as obras. Os dois primeiros colocados apresentaram preços mais baixos, mas foram desclassificados por incapacidade técnica – fato que motivou o pedido de liminar agora derrubado pelo STF.

Segundo o Ministério da Integração Social, as obras estão 96,37% prontas. Quando estiverem concluídas, a estimativa é que beneficie 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, além das 294 comunidades rurais às margens dos canais.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: