SP e RJ adotam plataforma federal que facilita abertura de empresas
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Chamado de Balcão Único, novo sistema permite que empreendedores abram empresas em apenas um dia por meio de um formulário único e totalmente digital

Plataforma permite que os empreendedores, ao abrir a empresa, possam realizar o cadastro de empregados pelo e-Social (Créditos: Undrey/ Shutterstock)
22/01/2021 | 09:27 - O Ministério da Economia lançou na última quarta-feira (20) o Balcão Único, um sistema que permite a qualquer cidadão abrir uma empresa de forma simples e automática. São Paulo foi a primeira cidade do País a aderir à plataforma e, em breve, o Rio de Janeiro também utilizará o sistema.
Com a nova plataforma, através de um formulário único e totalmente digital, empreendedores podem abrir empresas em apenas um dia. Todas as etapas do processo poderão ser feitas no mesmo espaço virtual. Além disso, a plataforma permite que os empreendedores, ao abrir a empresa, possam realizar o cadastro de empregados pelo e-Social.
Em nota, o Ministério da Economia explicou que, segundo relatório do Banco Mundial, para abrir uma empresa nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo era necessário cumprir 11 procedimentos – alguns, em órgãos distintos – o que levava, em média, 17 dias e gerava um custo que representa 4,2% da renda per capita. Esses dados colocaram o Brasil na 138ª posição no quesito abertura de empresas, entre os 190 países avaliados pelo Banco Mundial.
“A transformação digital em um Balcão Único no modelo de one stop shop fará o Brasil ganhar posições no ranking mundial quanto à facilidade de fazer negócios”, disse o Ministério da Economia.
Após aplicar o sistema em São Paulo e no Rio de Janeiro, o Governo Federal pretende expandir a novidade para todo o País.
O projeto é liderado pela Receita Federal e pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital e foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Para acessar o Balcão Único da Cidade de São Paulo, clique aqui.

