SP conclui obras de reconstrução do Museu da Língua Portuguesa
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Trabalhos incluíram a recuperação das fachadas, a reconstrução da cobertura, a adaptação dos espaços internos, além da melhoria da infraestrutura e instalação de sprinklers

Próxima etapa será a montagem do acervo da instituição, que, segundo o governador do Estado de São Paulo, João Doria, será mais interativo (Créditos: divulgação/ Governo de São Paulo)
18/12/2019 | 16:18 - O Governo do Estado de São Paulo concluiu as obras de restauração do Museu da Língua Portuguesa, localizado na Luz, região central da capital paulista. O espaço está fechado para reformas desde dezembro de 2015, quando foi atingido por um incêndio de grandes proporções. Sua reinauguração deve acontecer no dia 25 de junho de 2020.
As obras e a implantação do museu tiveram investimento total de R$ 81,4 milhões, montante proveniente do seguro, dos patrocinadores (como a EDP, os Grupos Globo e Itaú e a Sabesp), do Governo Federal e da Fundação Calouste Gulbenkian.
Os trabalhos incluíram a recuperação das fachadas, a reconstrução da cobertura e a adaptação dos espaços internos. Também foi melhorada a infraestrutura do local e foram instalados sprinklers para aumentar a segurança contra incêndios. Além disso, foram incluídos novos espaços no local, como um mirante e um café no terraço, aumentando a área ocupada do museu.
A próxima etapa será a montagem do acervo da instituição, que, segundo o governador do Estado de São Paulo, João Doria, será mais interativo.
“Crianças, jovens e adultos, inclusive as pessoas com deficiência, terão aqui a oportunidade desta interação. A tecnologia ajuda e contribui com a interação”, disse Doria.
O novo Museu da Língua Portuguesa irá oferecer exposições inéditas, entre elas as seções Sons das Línguas do Mundo, que irão destacar 20 das mais de 7 mil línguas faladas no mundo atualmente; e Falares, que traz os diferentes sotaques e expressões da língua portuguesa no Brasil.
Também haverá um centro de referência e estudos da língua portuguesa, que poderá ser usado por pesquisadores e estudiosos para a realização de debates e seminários sobre língua portuguesa e diversidade cultural.
Após reinaugurado, o museu da língua portuguesa funcionará de terça a domingo, com entrada franca aos sábados. A expectativa do Governo é de que 600 mil pessoas visitem o museu no seu primeiro ano após a reabertura. Entre 2006 e 2015, cerca de 4 milhões de pessoas visitaram o espaço.
Edital
O Governo de São Paulo também lançou o edital de licitação para contratar a organização social responsável pela gestão do museu. As empresas interessadas têm até o dia 29 de janeiro para manifestar interesse em participar do processo de seleção. O edital pode ser acessado no site da secretaria.

