Sondagem aponta cautela dos empresários da construção em abril
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Com entrevistas realizadas antes do agravamento da crise política, pesquisa com empresários da construção civil traz indicadores de expectativa melhores do que em 2016

A sondagem, divulgada mensalmente pela CNI, aponta expectativa estável dos empresários da construção civil, apesar da baixa no nível de atividade (crédito: ArchMan/shutterstock.)
26/05/2017 | 17:45 – A Confederação Nacional da Industria (CNI), divulgou ontem (25) os resultados da Sondagem da Indústria da Construção referentes ao mês de abril. A pesquisa indica uma leve melhora das expectativas dos empresários sobre a recuperação do setor.
Segundo a CNI, o indicador ficou um pouco acima da linha dos 50 pontos (50,5). Isso significa que os empresários do setor creem na manutenção das atividades no horizonte dos seis meses seguintes à sondagem. As entrevistas foram realizadas entre os dias 2 e 12 de maio – antes, portanto, da divulgação da delação da JBS, dia 17, e do agravamento da crise política. Nessa semana, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) colocou em xeque as expectativas de crescimento de 0,5% do setor da construção em 2017.
Nível de atividade e investimentos
A sondagem também revelou que o nível de atividade do setor – que vinha crescendo desde dezembro de 2016 e chegou a atingir 44,5 pontos em março – caiu para 43,3 pontos em abril. De acordo com o CNI, esse indicador reflete a evolução do segmento e é baseada no desempenho real recente das empresas entrevistadas.
Os números mostram, ainda, que os empresários do setor continuam receosos para investir. O índice que mede a intenção de investimento sofreu uma queda de 0,4 pontos, de 28,9 em março para 28,5 em abril.

Fonte: CNI


