menu-iconPortal AECweb

SindusCon-SP e Abece conversam sobre parcerias

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Entidades devem atuar em conjunto em normas técnicas referentes ao setor de construção civil

O SindusCon-SP recebeu representantes da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) na última terça-feira (15) para debater ações de interesse das entidades, como atuação em normas técnicas, realização de pesquisa setorial, entre outras questões.

Durante a reunião, o presidente da Abece, Augusto Guimarães Pedreira de Freitas, reforçou a importância da parceria com o SindusCon-SP nas discussões sobre a revisão de normas técnicas, como itens da Norma de Desempenho de Edificações (15.575) e da Norma sobre Forças Devido aos Ventos em Edificações (6123), ambas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Segundo o coordenador do CTQ do SindusCon-SP, Yorki Estefan, a atualização das normas é fator decisivo para a competitividade do setor e deve resguardar os direitos dos consumidores. “O setor precisa se mobilizar para empreender um esforço pela atualização das normas em prol da competitividade. Com esse objetivo, temos que revisitar o passado excluindo muitas citações que foram inseridas nas normas com o objetivo único de proteger setores específicos e seus interesses”.

O vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Jorge Batlouni, disse que a entidade vai acompanhar cada vez mais as normas principalmente agora com a criação do GT de Normas Técnicas no sindicato.

Outras ações da Abece para as quais o sindicato foi convidado a participar são: o Comitê de Interação entre Projetistas de Estruturas e Tecnologistas criado para discutir como melhorar o desempenho do concreto; e a pesquisa de satisfação dos serviços prestados dos projetistas de estruturas junto as construtoras.

Também participaram da reunião o vice-presidente do SindusCon-SP, Francisco Vasconcellos, o coordenador-adjunto do CTQ, Renato Genioli e o vice-presidente de Tecnologia e Qualidade da Abece, Ricardo Leopoldo e Silva França.

Fonte: SindusCon-SP
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: