Setor de serviços cresce mais nos EUA e na China
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Nos EUA o índice de atividade do setor de serviços subiu para 57,2 em novembro e na China subiu para o nível mais alto em 16 meses
06 de dezembro de 2016 - A atividade no setor de serviços dos Estados Unidos e da China acelerou para o ritmo mais forte em vários meses em novembro, sugerindo um fortalecimento das duas maiores economias do mundo.
Nos EUA, o Instituto para Gestão de Oferta (ISM, na sigla em inglês) informou que seu índice de atividade do setor de serviços subiu para 57,2 em novembro - maior leitura em 13 meses - de 54,8 em outubro. Números acima de 50 indicam crescimento.
O dado sugere que "o maior setor da economia americana está ganhando impulso à medida que caminhamos para o fim do ano", disse Lindsey Piegza, economista-chefe da Stifel Nicolaus & Co.
Na China, o índice de atividade de serviços da Caixin/Markit subiu para o nível mais alto em 16 meses, para 53,1 em novembro, com o aumento das novas encomendas e preços mais altos elevando a confiança entre os fornecedores de serviços. A pesquisa oficial do governo, que inclui o setor de construção, também apontou uma melhora no setor de serviços, para 54,7 em novembro, de 54 em outubro.
“A inflação de preços, em vez de uma melhora estrutural, parece ser o principal motivo por trás da recente recuperação da economia no geral", disse Zhengsheng Zhong, economista do CEBM Group.

