menu-iconPortal AECweb

Setor da construção civil registra queda menos acentuada

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Apesar do cenário de retração, existe sinalização de melhora nos rumos da economia

06 de setembro de 2016 - Os números da construção civil em 2016 ainda continuam negativos. No primeiro semestre, o recuo do Produto Interno Bruto (PIB) foi de 4,3% no país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do cenário de retração, existe sinalização de melhora nos rumos da economia, segundo o presidente da Câmara da Indústria da Construção da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Teodomiro Diniz Camargos.

Ele ressalta que os dados mais recentes demonstram redução na intensidade da queda. “A curva estagnou, parou de cair, o que num cenário econômico de retração da economia já é um bom sinal”, diz. No segundo trimestre de 2016 frente aos três primeiros meses do ano, o setor registrou relativa estabilidade no PIB do país (-0,2%).

Diniz ressalta que a confiança dos empresários do setor no Estado começou a melhorar. O motivo, segundo ele, se deve à definição do quadro político.

Em Minas Gerais, o índice de confiança dos empresários do setor, passou de 29,4 pontos em agosto de 2015 para 44,9 pontos em agosto deste ano. Na classificação de zero a cem pontos, valores acima de 50 pontos indicam otimismo e abaixo disso indicam pessimismo.

Para 2017, o presidente da Câmara da Indústria da Construção da Fiemg diz que o cenário é melhor. “As perspectivas são de crescimento do PIB no país de 1% a 2%. E o nosso segmento acompanha o ritmo da economia”, diz.

Minascon. Diniz também falou do Minascon 2016, que acontece nesta semana. “Mudamos o modelo. Em anos pares, o evento será técnico, com palestras, seminários, painéis realizados por associações, entidades de classe e universidades ligadas ao setor”, diz. São esperadas cerca de 3.000 pessoas na 13º edição.

Fonte: O Tempo
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: