Senado Federal aprova Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Data de 15 de dezembro foi escolhida em homenagem ao nascimento do arquiteto Oscar Niemeyer e à fundação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU)
Data de nascimento de Oscar Niemeyer foi escolhida para homenagear arquitetos e urbanistas brasileiros (crédito: Divulgação/Agência de Notícias do Paraná)
13/12/2017 | 11:05 – O Senado Federal aprovou ontem o projeto de lei 213/2015, que institui o dia 15 de dezembro como Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista. O documento segue para sanção presidencial para ser definitivamente transformada em lei. Com isso, a data comemorativa – criada em 2011 por meio da Resolução nº 8 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) – passa a fazer parte do calendário oficial brasileiro.
A proposta é do arquiteto e ex-deputado federal Luiz Carlos Busato (PTB-RS) e já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do arquiteto Oscar Niemeyer e a fundação do CAU/BR.
Segundo a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), a data para comemorar o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista tem duplo valor: o de homenagear o grupo profissional que equilibra a sensibilidade da arte com a ciência e técnica, bem como resgatar o poder de planejamento das cidades brasileiras e do próprio Estado.
Para comemorar a nova data oficial e o sexto aniversário do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), o Congresso Nacional realizará uma sessão solene na próxima sexta-feira, 15.
Quer saber mais sobre arquitetura? Leia:
ONU lança publicação online gratuita sobre arquitetura hospitalar

