menu-iconPortal AECweb

Secovi-SP se manifesta sobre possível suspensão do MCMV

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Segundo o presidente da entidade, neutralizar o segmento que mais traz impactos positivos para o desenvolvimento seria um “autêntico tiro pela culatra”


Conforme informações da FGV, o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil cresceu 2% no segundo trimestre de 2019 frente ao mesmo período do ano passado (Créditos: divulgação/ Prefeitura de Caetité)

06/09/2019 | 16:02 - O Secovi-SP (Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo) se manifestou, na última semana, sobre a possibilidade de o Governo Federal suspender, por período indeterminado, as novas contratações do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) em 2020. A medida garantiria a economia de despesas de R$ 2 bilhões.

"Neutralizar o segmento que mais impactos positivos traz para o desenvolvimento e que mais movimenta inúmeros outros setores produtivos é o que podemos definir como um autêntico tiro pela culatra", afirma Basilio Jafet, presidente do Secovi-SP.

Conforme informações da Fundação Getulio Vargas (FGV), o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil cresceu 2% no segundo trimestre de 2019 frente ao mesmo período do ano passado, rompendo um ciclo de cinco anos consecutivos de queda.

Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) indicam que os lançamentos imobiliários cresceram 11,8% e as vendas 16% em âmbito nacional. Na cidade de São Paulo, a Pesquisa Secovi-SP de junho registra recorde histórico, com alta de 176% nas vendas e de quase 219% nos lançamentos, na comparação com junho de 2018.

De acordo com o Secovi-SP, os resultados positivos do mercado imobiliário “repercutiram diretamente no resultado do PIB (Produto Interno Bruto), cuja alta de 0,4% afastou momentaneamente o País da recessão técnica e reduziu o desemprego”.

"Faz sentido? Qual a lógica em paralisar uma atividade que pode gerar em impostos, renda, consumo muito mais do que a economia pretendida?", questiona Basilio Jafet.

Saiba mais:

PIB da construção tem alta no 2º trimestre, após 20 quedas seguidas

Lançamentos imobiliários crescem 96% no segundo trimestre

Governo não paga construtoras do MCMV há mais de 60 dias, diz CBIC

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: