Secovi-SP divulga fator de atualização para reajuste de aluguel residencial
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Resultado foi baseado na variação do IGP-M acumulada nos últimos 12 meses, de 0,45%

O índice é um dos principais indicadores utilizados para reajuste contratual, por ser divulgado ainda no mês de referência (Foto: Roman Babakin/Shutterstock)
04/01/2023 | 12:39 — O Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis de São Paulo (Secovi-SP) divulgou que o aluguel residencial pode ter reajuste de até 5,45% durante o mês de janeiro.
A instituição afirmou que a projeção foi calculada com base na variação do IGP-M, acumulada nos últimos 12 meses (de janeiro de 2022 a dezembro de 2022) e apurada pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado registrou crescimento de 0,45% para o mês de dezembro e de 5,45% para o acumulado do ano.
O índice é um dos principais indicadores utilizados para reajuste contratual, por ser divulgado ainda no mês de referência. Assim, para facilitar o cálculo do novo aluguel, o Secovi-SP divulga fator de atualização, que, no caso, será de 1,0545. Desta forma, multiplica-se o valor do aluguel por 1,0545 e o resultado corresponde ao valor a ser pago no final do mês de janeiro ou início de fevereiro de 2023.

