Santos inicia obras do Novo Quebra-Mar
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Construção consiste na remodelação do Parque Municipal Roberto Mário Santini, um dos cartões postais da cidade

A transformação começou com o intuito de aliar lazer e esporte a um espaço mais moderno, bonito e seguro (Foto: Diego Grandi/Shutterstock)
04/02/2022 | 13:59 – Na última quinta-feira (3), a cidade de Santos deu início à segunda fase da remodelação do Parque Municipal Roberto Mário Santini. A novidade, que ficou conhecida como Novo Quebra-Mar, é um dos cartões postais da cidade.
Utilizando de uma tecnologia avançada, com maquinário de sondagem e topografia, a transformação começou com o intuito de aliar lazer e esporte, que já eram característicos do local, a um espaço mais moderno, bonito e seguro.
Para isso, o Novo Quebra-Mar ganhará atrações de entretenimento, gastronomia, contemplação, patinação, nova quadra de basquete, parque de águas com fonte interativa, plataforma de fotografia e um quadro interativo.
Os investimentos também englobam a estrutura cultural do espaço, resultando na reforma das arquibancadas, do Museu do Surfe, da Torre dos Jurados e da Escola Radical de Surfe. O monumento Tomie Ohtake, um grande marco do parque, também passará por uma recuperação. Paralelamente, será construído um novo mirante, que atuará como uma arquibancada para o monumento.
A reforma foi estruturada em algumas etapas. A primeira fase, de sondagem, levou três dias para ser concluída. Nesse estágio, é realizado o reconhecimento do terreno que servirá de base para a obra, do nivelamento ao alinhamento da construção em relação a ele.
O passo seguinte é demolir: o maquinário intervém, ao passo que o projeto executivo evolui, incluindo materiais e componentes necessários para todo o projeto se concretizar. Ele direciona os funcionários que conduzem o canteiro de obras.
A partir de então, a infraestrutura vira prioridade. Os esforços abrangem a remodelação da praça de alimentação, as obras de drenagem, os avanços hidráulicos e elétricos, a remodelação do piso e a renovação do mobiliário.
Utilizando de um orçamento total de R$ 13,4 milhões, a obra está sob o encargo da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), com serviços executados pela TMK Engenharia, empresa vencedora da licitação. A construtora será responsável pela implantação da infraestrutura e equipamentos infantis e de lazer.
A determinação era de que a construção fosse realizada em etapas, para que os espaços pudessem ser entregues à medida que ficassem prontos. Como a primeira etapa já foi finalizada, a pista de pump track (circuito com lombadas, usado por ciclistas e skatistas), o espaço pet, as áreas com grama e itens para os animais brincarem já foram disponibilizados à população.
Além disso, uma porção do jardim mais próximo à ciclovia também foi liberado. O espaço ganhou novo paisagismo, instalações subterrâneas para cabeamento elétrico, drenagem e tubulações de água tratada e esgoto.
A terceira fase do projeto ainda está em andamento. Ela consiste na edificação dos prédios de apoio, com banheiros, no pórtico de entrada do parque e na pista de asfalto de acesso lateral. A quarta e última fase ou licitação disponibilizará pista de skate e playground.

