Salvador consolida núcleos regionais da AFEAL
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
A AFEAL conquistou uma das principais diretrizes do planejamento estratégico da entidade de 2015

Com o sucesso do 1º Encontro da Indústria de Esquadrias de Alumínio no Nordeste, realizado em 23 de outubro, em Salvador, a AFEAL conquistou uma das principais diretrizes do planejamento estratégico da entidade de 2015: o crescimento da adesão de empresários e a consolidação de grupos em várias regiões do país. Isso representa uma maior mobilização e articulação de núcleos regionais e associados em todo o Brasil e, também, norteou o discurso do presidente da AFEAL, Antonio Antunes.
O presidente abriu o encontro falando sobre a importância do associativismo, do Programa Setorial da Qualidade – uma das principais frentes de trabalho da entidade – e do fortalecimento dos atores do mercado. “Nesses 32 anos, tomamos iniciativas maravilhosas. Nossa discussão girou em torno de pilares que sustentam o nosso trabalho. São pilares como o fortalecimento das empresas, que precisam assumir o papel de referência para o mercado, que mantém o equilíbrio da entidade”, proferiu.
Dando prosseguimento, Raul Ferreira da Costa Junior, vice-presidente de Regionais, abordou a importância da unidade do setor para assumir compromissos. Segundo ele, “no momento em que valorizamos nossas esquadrias e fachadas de alumínio para construtoras ou para a sociedade; quando informamos ou mostramos que o produto que está instalado naquela fachada, no apartamento ou na casa tem valor resultou de um estudo, que cumpre a norma e que tem engenharia, conseguimos marcar presença na cadeia produtiva de um elemento nobre”.
Já Alberto Cordeiro, vice-presidente de Programas da Qualidade da AFEAL, ressaltou o lançamento do selo Produto Homologado AFEAL para sistemistas e discorreu sobre a importância do PSQ (Programa Setorial da Qualidade) como ferramenta para a evolução da cadeia produtiva. “O Programa Setorial da Qualidade vai gerar mais confiança e garantir qualidade na repetição dos processos produtivos. Com isso, é possível obter sistemas homologados que qualificam ainda mais o trabalho dos sistemistas e fabricantes de esquadrias”, salientou.
O encontro reuniu 85 participantes de toda a cadeia produtiva de esquadrias de alumínio e serviu como uma plataforma de debate e contribuições que serão utilizadas para a redação da “Carta de Salvador”. Esse documento consolidará as reflexões resultantes dos debates com o propósito de construir uma agenda estratégica e nortear os próximos passos da associação. Esse foi o primeiro evento realizado pela entidade fora de São Paulo – aconteceu em meio ao VIII Saie Vetro (Salão Itinerante de Esquadria de Vidro) e, em paralelo, ao VidroSom (Seminário Soluções Acústicas em Vidro).
Na oportunidade, a AFEAL apresentou a nova estratégia de comunicação e propôs como temas centrais de discussão a relação com fornecedores e grandes clientes, a Vida Útil do Produto, Normas e o Programa Setorial da Qualidade.
Segundo Fernando Rosa, gerente geral da entidade e do PSQ, a AFEAL recebeu inúmeros elogios pela iniciativa. “Percebemos que a ação fortaleceu a imagem da entidade no plano nacional, além de dar uma injeção de ânimo nos coordenadores de núcleo. A troca de experiências e o compartilhamento de problemas comuns foram reconhecidos como ponto alto do evento”, completou.
Os núcleos da região nordeste foram formados nos últimos dois anos e estão localizados em Fortaleza, Salvador e Recife, sendo que este último con¬grega os estados da Paraíba, Alagoas e o Rio Grande do Norte, além de Pernambuco. A entidade conta com coordenadores dos núcleos, responsáveis por dar apoio na organização de reuniões periódicas, debater as questões locais, promover cursos, treinamentos, palestras para levar informações atualizadas e promover os valores da associação.

