Salário na construção teve aumento real de 2,6%
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
O aumento médio real dos salários na construção civil em nível nacional de 2014 foi de 2,6%, mas no Estado de São Paulo ele ficou em 1,25
Entrevistado pelo Jornal Hoje da Rede Globo, Haruo Ishikawa, vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP, afirmou em 8 de dezembro que a construção civil paulista optou por negociar a concessão de um aumento de 20% no tíquete-refeição no primeiro semestre de 2014, “em função da sensibilidade que o empresário teve em relação à alimentação” do trabalhador.
Segundo a reportagem, o aumento médio real dos salários na construção civil em nível nacional foi de 2,6%, mas no Estado de São Paulo ele ficou em 1,25%. Em compensação, a elevação do valor do tíquete-refeição foi maior na Capital e nos principais municípios do Interior, possibilitando a celebração dos acordos coletivos da categoria.
Ouvido pela reportagem, Helio Zylberstajn, especialista em relações capital-trabalho, destacou que embora o aumento médio real de salários de todas as categorias, de 2%, represente um ganho pequeno para os trabalhadores, ele implica considerável aumento de custo para as empresas.

