Sai resultado do estudo do mercado imobiliário de São José do Rio Preto
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Levantamento, realizado pelo Secovi-SP, aponta aumento dos lançamentos e redução dos estoques no município
Mesmo com as dificuldades políticas e econômicas do Brasil nos últimos anos, o Estudo do Mercado Imobiliário de São José do Rio Preto, divulgado na noite de ontem, 27/6, durante o Encontro Secovi de Mercado, apontou o bom desempenho da cidade em termos de lançamentos, valor global de vendas e queda no volume de estoques.
Elaborado a partir de parceria do Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP e da Robert Zarif Assessoria Econômica, o levantamento mostrou que o município registrou, entre maio de 2013 e março de 2016, um total de 10.112 unidades lançadas e 8.303 vendidas.
Os imóveis de 2 dormitórios econômicos responderam por aproximadamente 55% do universo total, com 5.526 novas unidades. Além disso, 72,5% dos lançamentos foram de unidades de até R$ 215 mil.
Dos 8.303 imóveis comercializados nos 36 meses analisados, a participação dos imóveis de 2 dormitórios econômicos foi significativa, chegando a 56% do montante, com 4.689 unidades vendidas, e 77% do universo total de vendas com valores até R$ 215 mil.
Se considerarmos apenas os lançamentos residenciais por ano, o maior destaque ocorreu entre os anos de 2014 e 2015, quando o crescimento partiu de 2.941 novas unidades lançadas e chegou a 5.216 (77% do total). Os imóveis de 2 dormitórios, tradicionais e econômicos, tiveram o melhor desempenho neste período e registraram um acréscimo de 152% em volume de unidades lançadas.
Oferta final - Descontando o total de unidades vendidas (8.303) do montante lançado no período de 36 meses (10.112), a oferta final em São José do Rio Preto é da ordem de 1.809, uma queda de 17% em relação ao patamar detectado em 2015, quando existiam 2.186 imóveis em estoque.
Para o diretor Regional do Secovi em São José do Rio Preto, Alessandro Nadruz, os números refletem a realidade atual do município. "Os dados mostram o início da recuperação do mercado na cidade e a perspectiva de um terceiro trimestre melhor. O volume de unidades alugadas teve um salto importante no primeiro semestre, com a perda do poder de compra da população, mas nossos esforços agora estão voltados para fortalecimento do setor e a retomada das vendas nos patamares mais altos", analisa. Para acessar a íntegra do estudo, clique aqui.
Encontro - O Encontro Secovi do Mercado Imobiliário reuniu mais de 180 pessoas na noite desta segunda-feira, no Hotel Michelangelo, em Rio Preto. Além da divulgação dos números, o evento também contou com palestra do presidente do Secovi-SP, Flavio Amary, sobre "O mercado imobiliário em meio à crise no Brasil".
Participaram ainda o deputado federal Edinho Araújo (PMDB-SP); Frederico Marcondes Cesar, vice-presidente do Interior e diretor Regional do Secovi na RM do Vale do Paraíba; Joaquim Ribeiro, presidente da Fenaci (Federação Nacional dos Corretores de Imóveis); e Thiago Ribeiro, diretor de Loteamento da Regional Rio Preto, responsável pela coordenação dos trabalhos.

