Roraima quer que Eletrobras faça manutenção de linha na Venezuela
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Proposta foi solicitada pela governadora Suely Campos para reduzir as interrupções no fornecimento de energia ao estado da região Norte

Estado de Roraima é o único que não faz parte do sistema elétrico nacional (Créditos; Divulgação/ Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo)
20/09/2018 | 16:09 - A governadora de Roraima, Suely Campos, solicitou ao Ministério de Minas e Energia (MME) que a Eletrobras realize a manutenção da linha de transmissão da usina hidrelétrica Guri, da Venezuela, que abastece 10 dos 15 municípios do Estado. O pedido foi realizado durante reunião da governadora com o ministro Moreira Franco. A medida visa evitar as constantes interrupções no fornecimento de energia que o Estado tem sofrido.
Segundo Suely, a solicitação recebeu indicação positiva por parte do ministério. “O ministro acha viável a Eletrobras fazer essa manutenção desde que o governo venezuelano aceite essa possibilidade”, informou a governadora. “Teria que ser feita uma pactuação; um convênio com o governo venezuelano para dar sequência à iniciativa, afinal de contas essa energia serve ao Brasil”, completou.
O Estado de Roraima é o único que não faz parte do sistema elétrico nacional. A Venezuela cogita suspender o fornecimento de energia da região, devido a uma dívida de mais de US$ 30 milhões entre a Eletronorte, subsidiária da Eletrobras, e a empresa venezuelana Corpoelec, responsável pelo setor elétrico naquele país. De acordo com a governadora a possibilidade de suspensão não existe. “Surgiu uma notícia de que isso iria acontecer, mas isso não é verdade. O MME não foi comunicado de nada da Venezuela”.
O MME esclareceu que o pagamento da dívida não foi realizado em razão de problemas no sistema bancário do país vizinho. “Os bancos foram bloqueados para fazer operações internacionais pelo governo norte-americano”, disse Suely.
A governadora também questionou o ministro a respeito da construção do linhão de Tucuruí, que ligará Boa Vista a Manaus. Para ela, o projeto seria a solução para os problemas de fornecimento elétrico de Roraima. “O ministro me disse que está tratando disto com as empresas do consórcio e a Eletrobras. Ele informou que o processo está tramitando”.

