menu-iconPortal AECweb

Rocinha ganha usina fotovoltaica e iniciativas de profissionalização

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

O projeto Rocinha Solar foi idealizado pela ONG Favela Solar e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ (Faperj)

telhas fotovoltaicas na Rocinha, rio de janeiro
Quem ficou responsável por ministrar os cursos e oficinas foi a Solarize, uma empresa especializada em formação profissional (Foto: Rioonwatch/Reprodução)

11/08/2022 | 12:02 – A Comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, ganhou o projeto Rocinha Solar, que prevê a profissionalização dos moradores no segmento da energia solar e a instalação de duas usinas fotovoltaicas no local.

Idealizada pela ONG Favela Solar e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ (Faperj), a iniciativa tem uma proposta pautada em três objetivos:

• Democratizar o uso de energias renováveis;
• Estimular o desenvolvimento profissional dos moradores da Rocinha no mercado de instalação de painéis fotovoltaicos; e
• Incentivar o empreendedorismo no setor.

Para isso, o projeto elaborado e desenvolvido pela empresa Solfortes integra o sistema de energia solar em telhados e pequenos terrenos à forte incidência solar no estado carioca. A empresa pensou, ainda, na instalação e na manutenção desses sistemas — o que fez com que a empresa investisse na profissionalização e na capacitação de profissionais da região.

Quem ficou responsável por ministrar os cursos e oficinas foi a Solarize, uma empresa especializada em formação profissional e pioneira em cursos aos iniciantes no ramo. Inicialmente, serão formados 130 profissionais — número que pode aumentar posteriormente.

As propostas, que beneficiam diretamente as ONGs Rocinha Recicla e Pedrinho Social através da geração própria de energia, são acompanhadas de mais visibilidade para a comunidade e da propensão de mais iniciativas de desenvolvimento no local. Somente com esse projeto, os idealizadores ganharam o apoio, além das empresas citadas, da WIN Solar, Solar Group, Sindistal, EGS e Grupo FRG.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Estado do Rio de Janeiro possui, hoje, 52,9 mil conexões operações de energia solar em telhados, fachadas e pequenos terrenos — que totalizam 451,5 megawatts (MW) operacionais. Ainda segundo a entidade, desde a primeira instalação de sistemas solares até o momento atual, já foram atraídos cerca de R$ 2,4 bilhões em investimentos, gerados mais de 13,5 mil empregos e arrecadados mais de R$ 560,6 milhões aos cofres públicos. São mais de 61,3 mil consumidores de energia elétrica que já fazem uso da geração própria de energia solar.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: