menu-iconPortal AECweb

RJ abre segunda consulta pública sobre Plano Urbano Reviver Centro

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Pesquisa pede aos participantes que classifiquem os serviços e equipamentos públicos na região e apontem, ainda, quais modalidades de lazer fazem falta na área

A consulta, em breve, terá ainda uma terceira fase. O atual levantamento pede ao interessado para listar três motivos que eventualmente dificultam a moradia no Centro (Créditos: Nido Huebl/ Shutterstock)

23/02/2021 | 17:16 - A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano do Rio de Janeiro abriu a segunda fase da consulta pública que ocorre dentro do Plano Urbano Reviver Centro, um conjunto de decretos e um projeto de lei que visam estimular a recuperação social, econômica e urbanística do centro da capital

Disponível até 24 de fevereiro, a pesquisa pede aos participantes que classifiquem os serviços e equipamentos públicos na região. O objetivo é esclarecer ainda quais modalidades de lazer fazem falta na área.

Em breve, a consulta terá uma terceira fase. O atual levantamento pede ao interessado para listar três motivos que eventualmente dificultam a moradia no Centro. Outras perguntas procuram saber quem se instalaria num prédio do Século XIX ou início do Século XX; quem conhece os bens e monumentos históricos da região; e quem acha importante a sua manutenção.

PRIMEIRA FASE DA PESQUISA

A primeira etapa da consulta pública que ocorre dentro do Plano Urbano Reviver Centro teve a participação de 5.056 pessoas, das quais 52,06% disseram que morariam no centro, se tivessem a oportunidade.

A maioria dos participantes da enquete tinha entre 30 aos 49 anos (2.448 pessoas). Outros 1.140 tinham entre 18 e 29 anos. Na faixa dos 50 aos 59 aos, 844 pessoas atenderam à pesquisa. Outros 607 participantes tinham 60 anos ou mais.

Daquelas que responderam que morariam na 2ª Região Administrativa, 1.994 pessoas informaram que viveriam no bairro do Centro. A Lapa ficou em segundo lugar, com 1.340 pessoas, seguida da Gamboa (em terceiro), com 659 participantes. A Saúde ficou em quarto lugar, com 510 intenções, e o Santo Cristo fecha a lista com 378 votos.

A pesquisa também apurou a opinião dos participantes sobre as melhorias que deveriam ser realizadas na área do centro. Para 19,17% deles, a segurança era a maior preocupação. O transporte público aparece em segundo, com 13,14% dos votos, seguido de Saúde e Educação, com 12,79% das intenções. Acessibilidade (12,63%), Esporte e Lazer (10,77%), Comércio (9,41%), Meio Ambiente (9,1%), Cultura (8,82%) e outros serviços (4,19%) fecham a lista.

Para saber mais sobre o Plano Urbano Reviver Centro, leia:

Novo plano quer recuperação urbanística do centro do Rio de Janeiro

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: