Rio de Janeiro vai receber energia da Usina de Belo Monte
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
A segunda linha de transmissão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte terá mais de 2,5 mil km e cortará os estados de Tocantins, Goiás e Minas Gerais
A previsão é que a linha de entrada comece a operar em dezembro de 2019 (crédito: divulgação / Ministério do Planejamento)
09/10/2017 | 17:20 – O Rio de Janeiro será o destino da segunda linha de transmissão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A obra – que terá mais de 2,5 mil km de extensão e vai cortar os estados de Tocantins, Goiás e Minas Gerais – prevê a instalação de uma linha de transmissão de 800 kV e duas estações conversoras, cada uma com 4.000 megawatts de capacidade de transmissão de energia.
A obra será construída pela Xingu Rio Transmissora de Energia (XRTE), sociedade (SPE) criada pela State Grid Brazil Holding para implantar e operar o sistema de transmissão Xingu-Rio.
De acordo com Fernando Coelho, ministro de Minas e Energia, a obra é importante para o setor de infraestrutura do país. Espera-se que sejam gerados 16 mil postos de trabalho no decorrer da construção. A previsão é que em dezembro de 2019 a linha de entrada comece a operar e contribua para a expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN).

