Requalificação do Jockey Club de SP prevê parque para uso público
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Elaborado pelo consórcio Königsberger Vannucchi + Levisky Arquitetos, projeto prevê a construção de um parque privado de uso público e a construção de edificações de médio porte
A área de 600 mil m² situada na zona Sul da capital [na foto à esquerda] será gerida pela iniciativa privada (crédito: Filipe Frazao/ shutterstock)
25/10/2017 | 10:20 – O projeto de requalificação do Jockey Club de São Paulo, elaborado pelo Consórcio Königsberger Vannucchi + Levisky Arquitetos, foi apresentado na semana passada pela prefeitura da cidade em parceria com clube. O Projeto Parque do Jockey, como foi nomeado, nasceu de acordos do poder público com o conselho administrativo da instituição. Um dos principais objetivos é a liquidação das pendências financeiras que o local possui com a prefeitura atualmente.
A intervenção será dividida em etapas. A primeira prevê a criação de um parque privado de 150 mil m² – cerca de 25% da área total – para uso público, com a preservação da pista para corrida de cavalos. As fases posteriores irão contemplar o restauro e preservação do patrimônio histórico, a construção de novas edificações – de baixa escala para preservar a característica horizontal da paisagem – e a qualificação das instalações do clube dedicado ao turfe. Todas as intervenções serão feitas de acordo com a lei de zoneamento, já que o Jockey Club ocupa uma Zona de Ocupação Especial (ZOE).
De acordo com Anderson Pomini, Secretário Municipal da Justiça, além de aproximar o clube da população, a requalificação “visa a equacionar pendências antigas relativas à desapropriação e a tributos pendentes”. O parque será financiado e mantido integralmente pela iniciativa privada, segundo a Prefeitura de São Paulo. Espera-se que o projeto seja concluído até 2027.
Projeto Parque do Jockey elaborado pelo Consórcio Königsberger Vannucchi + Levisky Arquitetos (crédito: divulgação/Königsberger Vannucchi + Levisky Arquitetos)
Leia também:
Restauro da fachada do Theatro Municipal de São Paulo é concluída
Secovi doa à Prefeitura de SP projeto urbanístico de Jaime Lerner

