menu-iconPortal AECweb

Reajuste salarial puxa alta no custo da construção civil em agosto

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Todos os indicadores que compõem o Índice Nacional de Custo da Construção do Mercado (INCC-M) apresentaram alta no mês de agosto


O INCC-M é um dos três componentes do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) (crédito: Mr.adisorn khiaopo/ shutterstock)

12/09/2017 | 17:32 –  O Índice Nacional de Custo da Construção do Mercado (INCC-M) variou 0,40% em agosto. O indicador é um dos três componentes do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), levantamento feito mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre).

De julho para agosto, o grupo de materiais e equipamentos apresentou variação de 0,03% para 0,22%, com destaque para os itens de acabamento, que cresceram de 0,16% para 0,37%. Os serviços também ficaram mais caros, de 0,06% para 0,10% enquanto a locação de equipamentos aumentou de 0,9% em julho para 0,14% em agosto.

Parte da alta do INCC-M é derivada do aumento de salários no Rio de Janeiro (2,18%), em Porto Alegre (1,30%), e São Paulo (0,02%).

O índice foi calculado com base nos preços vigentes de 21 de julho a 20 de agosto, nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Porto Alegre e São Paulo.

Leia também: Sondagem nacional mostra empresário da construção mais otimista

Sinduscon-SP revisa projeção e aponta recuo do PIB da construção

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: