menu-iconPortal AECweb

Queda na confiança da indústria da construção chega a 5º mês seguido

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Levantamento feito pela CNI apurou que Índice de Confiança do Empresário da Construção recuou 0,6 ponto em maio, totalizando 55,8 pontos


Em contrapartida, no mês de abril, os índices do nível de atividade e emprego no setor subiram 1,3 ponto e 0,4 ponto, respectivamente, na comparação com março (Créditos: aapsky/ Shutterstock)

28/05/2019 | 08:50 - A Sondagem Indústria da Construção, apurada mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), observou que, em abril, o índice do nível de atividade no setor ficou em 45,8 pontos, resultado 1,3 ponto acima do registrado em março. Na comparação com abril de 2018, o índice teve queda de 1,1 ponto. Conforme as características da pesquisa, valores abaixo dos 50 pontos representam queda no nível de atividade.

O índice de emprego cresceu para 44,1 pontos, 0,4 ponto maior que o de março e 0,5 ponto inferior ao mesmo período do ano passado. O nível de uso da capacidade operacional registrou 56%, o que mostra elevada ociosidade no setor, motivada, especialmente, pelas obras de infraestrutura.

Já o índice de expectativa em relação ao nível de atividade caiu 0,4 ponto em maio, ficando em 53,2 pontos, e o de novos empreendimentos e serviços teve queda de 1 ponto, chegando a 52,2 pontos. O indicador de expectativa de número de empregados não se alterou e o de compra de matérias-primas e insumos alcançou 51,9 pontos, queda de 0,5 ponto face a abril.

O índice de intenção de investimentos manteve-se praticamente estagnado em maio, em 32,9 pontos – 0,1 ponto acima de abril. Segundo a economista da CNI Dea Fioravante, este resultado é proveniente de um certo descompasso entre as expectativas dos empresários e a votação das reformas que ainda estão sendo discutidas.

Ainda conforme o estudo, em maio, o Índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEI-Construção) recuou 0,6 ponto em relação a abril, totalizando 55,8 pontos. Este é o quinto mês consecutivo com queda no índice. O resultado foi impactado pela percepção de piora no ambiente de negócios do País.

A Sondagem Indústria da Construção foi realizada com 493 empresas, sendo 171 pequenas, 271 médias e 105 de grande porte.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: