Quase 50% dos brasileiros ainda não têm serviço adequado de esgoto
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Estudo realizado pela Agência Nacional de Águas apurou as condições das instalações residenciais urbanas de todos os 5,5 mil municípios brasileiros
Cerca de 18% da população tem o esgoto coletado, mas sem nenhum tratamento e outros 27% não possuem atendimento algum (crédito: Max Andor/shutterstock)
06/10/2017 | 17:55 – Cerca de 45% da população brasileira não tem acesso a serviço adequado de saneamento básico. Esse montante é composto por domicílios que têm o esgoto coletado, mas sem tratamento posterior (18%) e por domicílios sem qualquer atendimento (27%). Os dados são do estudo “Atlas Esgotos: Despoluição de Bacias Hidrográficas” divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em parceria com o Ministério das Cidades.
Dos 55% domicílios que possuem condições consideradas adequadas pelo Plano Nacional de Saneamento (Plansab), 43% são atendidos por sistemas coletivos e 12% por fossa séptica como solução individual.
O estudo analisou as residências urbanas dos 5.570 municípios brasileiros, levando em consideração as diversidades regionais e as bacias hidrográficas. Por fim, o país foi dividido em 12 regiões hidrográficas para otimizar o estudo: Atlântico Leste, Atlântico Sudeste, Atlântico Sul, Atlântico Nordeste Ocidental, Atlântico Nordeste Oriental, Tocantins-Araguaia, Amazônica, Parnaíba, São Francisco, Uruguai, Paraná e Paraguai.
Leia também:
BNDES financiará projetos de saneamento do Programa Avançar Cidades
Universalização do saneamento de SP traria economia de R$ 65 bilhões

