menu-iconPortal AECweb

Proposta proíbe concessionárias de cobrar prefeituras por obras

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Projeto de Lei em tramitação conclusiva impede que concessionárias de rodovias cobrem prefeituras por obras de infraestrutura local, como recuos de paradas de ônibus


Segundo o deputado Marcos Montes, autor do projeto, é necessário garantir as obras de infraestrutura sem prejudicar os cofres públicos (Créditos: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo)

14/09/2018 | 16:07 - Está em tramitação, com caráter conclusivo, na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 9721/18, que proíbe concessionárias de rodovias de cobrarem a prefeitura por instalação, manutenção ou operação de infraestrutura para atender serviços locais. Desta maneira, caso o município faça obras como, por exemplo, um recuo na pista para instalação de parada de ônibus, as empresas não poderiam cobra-lo por isso.

De acordo com a proposta, as obras de infraestrutura só poderão ser instaladas após a autorização da prefeitura. Já a manutenção das mesmas, necessitará de autorização da concessionária, ou em casos inadiáveis de comunicação à empresa.

O autor do projeto, o deputado Marcos Montes (PSD-MG), afirma que as concessionárias têm cobrado dos municípios para que as construções sejam viabilizadas. Segundo ele, é necessário garantir as obras de infraestrutura sem prejudicar os cofres públicos.

O projeto será avaliado pelas comissões de Viação e Transportes; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: