menu-iconPortal AECweb

Projeto da Roca Brasil recebe prêmio People’s Choice Case Study

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

A premiação, promovida pelo Kaizen Institute, contempla empresas que se destacam pela adoção de boas práticas em melhoria contínua

foto da parede da roca, com o logo da empresa
O evento da edição 2022 aconteceu em Madri, na Espanha (Foto: Roca/Reprodução)

03/08/2022 | 09:25 – A Roca Brasil, filial brasileira do Grupo Roca, ganhou o prêmio People’s Choice Case Study, no evento anual promovido pelo Kaizen Institute. A empresa, que está à frente de marcas como Roca, Incepa e Celite — especializadas na fabricação de louças e metais sanitários — foi contemplada pelo projeto Integrades Planning Process — Total Pull Planning.

O evento da edição 2022 aconteceu em Madri, na Espanha. O objetivo era reconhecer os projetos de empresas clientes que aplicassem a metodologia desenvolvida pelo próprio promotor — que é voltada para boas práticas em melhoria contínua. A Roca Brasil se destacou em uma lista com 21 projetos inscritos, pertencentes a 50 escritórios participantes.

Para eleger o vencedor do Prêmio Best Case Study, as propostas deveriam atender cerca de 10 critérios de análise e propor estratégias que colocassem os seguintes parâmetros em prática: redução de custos, eliminação de desperdícios, ganho de eficiência, integração de valor e aprimoramento de condições de trabalho. Em suma, o foco era integrar, com excelência, o planejamento estratégico de demandas de todas as áreas da empresa, com foco maior na plataforma de metais, inicialmente.

Quando selecionada pelo júri (composto por CEOs e Diretores de cada unidade de negócio do Kaizen Institute), além de vencedora, ela também se tornaria um modelo para o desenvolvimento de organizações e profissionais parceiros que queiram aprimorar os processos internos de gestão e produção.

O Gerente Sr. de Sustentabilidade e Qualidade da Roca Brasil, Luiz Pinto, comentou os esforços realizados para combinar as atividades da marca aos parâmetros do concurso. “Nosso projeto foi reconhecido pela mobilização de várias pessoas, de setores diferentes, que atuaram em conjunto. Integramos diferentes áreas da empresa com o propósito de atingirmos uma meta e um plano comum para melhor atendermos o mercado. Nossa realização não pertence a uma área apenas, mas sim à empresa como um todo”, ele diz.

Ruy Cortez, CEO do Kaizen Institute Brasil, também comentou sobre a complexidade do prêmio. “Este projeto é extremamente desafiador pela sua transversalidade, que reunindo todas as áreas dentro da mesma visão, contribuirá para o crescimento da Roca Brasil no segmento de metais.”

As práticas estimuladas pelo Kaizen Institute visam redução de custos e aumento de produtividade com qualidade de vida para o colaborador. A entidade acredita, ainda, que o trabalho coletivo deve prevalecer sobre o individual, e o ser humano é visto como um dos bens mais valiosos de uma organização, devendo ser incentivado a direcionar sua atuação para a conquista das metas corporativas, sem deixar de atender às suas necessidades pessoais. “No Kaizen Institute, satisfação e responsabilidade são valores coletivos”, reforça o CEO do Kaizen Institute Brasil.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: