Projeto catarinense vence 1º Prêmio BIM da Administração Pública
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Vencedor na categoria Contratante, nova sede do Instituto de Cardiologia (IC) de Santa Catarina foi o primeiro processo de licitação em BIM feita pelo governo estadual

Trabalho catarinense venceu a disputa com outros dois projetos de São Paulo (Créditos: Shutterstock/ Profit_Image)
21/11/2018 | 17:52 - O projeto da nova sede do Instituto de Cardiologia (IC) de Santa Catarina foi o vencedor do Prêmio BIM da Administração Pública 2018, na categoria Contratante de Edificações, realizado por uma frente parlamentar pró-BIM no Congresso Nacional.
Elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o projeto foi o primeiro processo de licitação em BIM feito pelo Governo do Estado. “É um empreendimento complexo, da área hospitalar e que, apesar dos recursos escassos, a SES se esforçou no desenvolvimento por meio de fiscalização por parte dos servidores efetivos”, ressalta a engenheira da SES, Ana Emilia Margotti.
Com área total 38.664,56 m², o empreendimento projetado é composto por dois blocos, sendo o primeiro a área hospitalar e o segundo o bloco garagem. O bloco hospitalar apresenta dois subsolos e 12 pavimentos.
Segundo o Governo do Estado de Santa Catarina, para desenvolver o projeto, foram contratados 25 serviços técnicos, destacando-se projeto arquitetônico executivo, projetos de engenharia, luminotécnico, atenuação acústica, comunicação e sinalização universal, todos desenvolvidos em BIM.
O projeto catarinense venceu a disputa com outros dois projetos de São Paulo, um da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, e o outro da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.
“Estamos muito felizes e com expectativa de consolidar o BIM no nosso Estado. Concorremos com equipes que já trabalham há bastante tempo com este método”, comemorou a arquiteta fiscal da SES, Daiane Hermann Tamiozzo.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, Acélio Casagrande, o próximo passo para o desenvolvimento do projeto é “a autorização do governo para a licitação da obra, que irá, depois de concluída, ampliar serviços e atender ainda melhor a população catarinense.
Prêmio
Promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Utilização, por Órgãos Governamentais, da Tecnologia de Modelagem de Informação da Construção, o Prêmio BIM da Administração Pública tem como objetivo fomentar o conhecimento e a adoção da metodologia BIM (Building Information Modeling).
A premiação é composta por três categorias (contratante, projetista e educacional) e contempla seus vencedores com um troféu exclusivo, com design inspirado na Ponte JK e na Catedral de Brasília.
Para saber mais, acesse:
Prêmio BIM da Administração Pública será entregue em novembro

