menu-iconPortal AECweb

Projeto capacita mulheres para trabalho em canteiros de obra no RJ

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Iniciativa oferece curso de qualificação profissional para que as participantes atuem como pedreira, carpinteira de fôrma, pintora predial e eletricista


As alunas que concluem toda a formação recebem certificação do Senai e da Faetec, com diploma válido em todo o país (Créditos: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

20/03/2019 | 10:37 - Garantir maior autonomia às mulheres e trabalhar pela igualdade de gênero são os objetivos do Projeto Mão na Massa, que capacita, gratuitamente, mulheres de baixa renda para trabalhar no setor da construção civil. Na última semana (12/03), mais 60 mulheres se formaram por meio da 35º edição iniciativa, que foi realizada em São Gonçalo (RJ).

“É uma forma de empoderamento feminino, de melhorar a escolaridade, a qualidade de vida individual e das famílias das alunas, além de lhes possibilitar ter independência financeira”, explica a coordenadora-pedagógica do projeto, Jacqueline Cruz.

As participantes do curso podem se formar como pedreira, carpinteira de fôrma, pintora predial e eletricista. O curso tem duração de seis meses e é dividido em duas etapas: quatro meses com aulas teóricas onde as alunas aprendem leitura de plantas, etiqueta do trabalho, português e matemática, cidadania, saúde etc.; e mais dois meses de aulas práticas, supervisionadas por engenheira e técnica em edificações.

As alunas que concluem toda a formação recebem certificação do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), com diploma válido em todo o país.

Realizado pelo Abrigo Maria Imaculada, e com patrocínio da Petrobras, o Projeto Mão na Massa teve sua primeira turma criada em 2007, e, a partir daí, 1.200 mulheres de 18 a 45 anos, com escolaridade igual ou superior ao 5º ano do Ensino Fundamental, foram formadas.

A previsão é que no fim de março sejam abertas as inscrições para uma nova turma do programa. A capacitação ocorrerá na região de Itaboraí (RJ).

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: