menu-iconPortal AECweb

Programa MCMV 3 permanece sem data para lançamento

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

O programa passará por mudanças como, por exemplo, o reajuste dos valores para repor a variação inflacionária

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, afirmou que ainda não está definida a data para o lançamento da fase 3 do Programa Minha Casa, Minha Vida, cujo formato deverá ser concluído “em breve”. Segundo informou, haverá mudanças como o reajuste dos valores para repor a variação inflacionária, regionalização para atender convenientemente as famílias e respeitar as diferenças de um país com as dimensões do Brasil, bem como a inclusão no programa do Minha Casa Melhor (financiamento da Caixa para a compra de móveis e eletrodomésticos).

As afirmações foram feitas em encontro no Secoci-SP, em 10 de abril, conduzido pelo presidente daquela entidade, Claudio Bernardes. O vice-presidente de Habitação Popular do SindusCon-SP, Ronaldo Cury, representou o sindicato no evento.

Kassab afirmou ter convicção de que será cumprida a meta de contratação do MCMV 3, de contratação de 3 milhões de unidades habitacionais. A secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, informou que nas fases 1 e 2 foram contratadas 3,755 milhões de moradias. No Estado de São Paulo, 674 mil unidades foram contratadas, 377 mil entregues e 468 mil concluídas.

O ministro admitiu que, em função da crise fiscal, os programas sociais do governo poderão não atingir o mesmo patamar de investimentos que no mandato anterior da presidente Dilma Roussef, “mas a prioridade número um do governo é a habitação social”, disse. Quanto ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), afirmou que “se existem atrasos de pagamento hoje, são vinculados ao Orçamento de 2015 e, mesmo assim, focados em janeiro e fevereiro, e vêm diminuindo gradualmente”.

Em relação à ampliação da infraestrutura de saneamento básico, Kassab reconheceu que os investimentos foram prejudicados na atual conjuntura econômica. Segundo ele, no ritmo atual de investimentos, a universalização do serviço de esgoto só será alcançada “infelizmente” em 50 anos.

Entre outros, comparecerem ao encontro Rodrigo Garcia, secretário da Habitação do Estado de São Paulo; os deputados federais Ricardo Izar e Walter Shindi Ihoshi; Elton Santa Fé Zacarias, secretário-executivo do Ministério das Cidades; Fernando de Mello Franco, secretário municipal do Desenvolvimento Urbano de São Paulo; e José Floriano, secretário municipal da Habitação de São Paulo.

Fonte: Sinduscon-SP
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: