Produção industrial nacional cai, de acordo com IBGE
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Recuo foi causado pela baixa atividade de cinco estados brasileiros

O estado com o maior índice de desvalorização foi São Paulo, apresentando declínio de 3,1% (Foto: TRMK/Shutterstock)
10/12/2021 | 14:10 – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, ontem (9), uma pesquisa sobre os avanços na produção industrial brasileira durante o mês de outubro, e o resultado aponta declínio no período. O censo da “Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional” indicou dados referentes a cada estado brasileiro, que, quando combinados, refletem o panorama total do país.
O declínio brasileiro foi de 0,6% na produção industrial nacional, em outubro. O estado com o maior índice de desvalorização foi São Paulo, que representa o parque industrial de maior relevância no país e teve declínio de 3,1%. Os outros estados que também apontaram declínio foram: Santa Catarina (-4,7%); Pará (-4,2%); Minas Gerais (-3,9%) e Espírito Santo (-1%). "Essa é a quinta taxa negativa seguida para São Paulo. A indústria de São Paulo já opera 26,8% abaixo do pico alcançado em março de 2011", observou Bernardo Almeida, gerente da pesquisa no IBGE.
Ao comparar os dados com o ano anterior, 13 dos 15 locais pesquisados apresentaram decaimento no setor, sendo que os mais significativos foram os estados do Pará (-14,2%), Santa Catarina (-12,5%), São Paulo (-12,3%) e Amazonas (-11,9%). No Sudeste, Rio de Janeiro e Espírito Santos foram os únicos lugares que apresentaram progresso, com número que apresentam 6,6% e 6,1% de crescimento, respectivamente.
Quanto ao acumulado do ano, 10 dos 15 locais analisados apresentaram evolução, com destaque para Santa Catarina, que teve progresso de 13,8%. Minas Gerais, por sua vez, apresentou crescimento de 12%, bem como o Paraná, que teve 11,2% neste ano. Dos 5 estados em declínio, a Bahia apresentou a maior compressão: de 13,1%.

