Procel publica edital que prevê R$ 67 mi para modernização de prédios públicos
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
O edital está com inscrições abertas até o próximo dia 26 de novembro e contempla edificações das esferas municipal, estadual e federal de todo o país

A chamada pública é voltada para prédios já existentes (Foto: Juan Ci/Shutterstock)
03/09/2021 | 14:39 – Com o objetivo de estimular a redução do consumo de energia pelo setor público, foi lançada no último dia 1º de setembro a Chamada Pública Procel — Eficiência Energética no Setor Público. A iniciativa distribuirá R$ 67,5 milhões para projetos de modernização de edifícios públicos municipais, estaduais e federais de todo o país. O edital está com inscrições abertas até o próximo dia 26 de novembro, por meio do site da Eletrobras.
"Novas formas de pensar a edificação, tanto em sua concepção quanto no seu uso, permitem uma melhor racionalização e gestão do consumo de energia elétrica, além da redução de emissões de gases de efeito estufa", destaca a arquiteta Elisete Cunha, do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). A chamada é voltada para prédios já existentes.
De acordo com o edital, o protagonismo do setor público para a redução do desperdício de energia em edificações é de grande importância, uma vez que a administração pública direta e indireta, que possui mais de 22 mil edificações próprias e mais 1,4 mil imóveis alugados, dentre as várias tipologias deste setor, como escolas, escritórios, universidades e hospitais, representa parte bastante significativa do consumo de eletricidade no Brasil.
Ainda segundo o documento, é fundamental incentivar a adoção de estratégias e ações de eficiência energética nas edificações públicas que sejam capazes de induzir o mercado e que demonstrem para a sociedade o compromisso do governo com o uso racional dos recursos.
Cronograma
Em 21 de janeiro de 2022 serão divulgadas as propostas técnicas que avançarão para a segunda etapa do processo. Já a relação final com os projetos contemplados será conhecida no dia 24 de março.
Dúvidas ou solicitação de informações complementares sobre a chamada pública podem ser encaminhadas para o e-mail cpedifica@eletrobras.com.

