Prefeitura vai implantar Parque Minhocão no centro de SP
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Elevado João Goulart será transformado, até 2020, em espaço de lazer com 17,5 mil m² de jardins, floreiras e deques. Conheça a proposta
O Parque Minhocão terá 17,5 mil m² de jardins, floreiras e deques (foto: divulgação/Prefeitura de São Paulo)
22/02/2019 | 11:20 – As ações para implementação do primeiro trecho do Parque Minhocão, no Elevado Presidente João Goulart, serão iniciadas entre fevereiro e agosto deste ano pela Prefeitura de São Paulo. A área de intervenção possui 900 metros lineares e foi escolhida pela sua facilidade de conexão com a Praça Roosevelt, o Parque Augusta, o Largo do Arouche e a Praça Marechal Deodoro; a obra custará R$ 38 milhões.
A implantação será dividida em duas etapas. A primeira – com previsão para término até o final de 2019 – compreenderá a instalação de elevadores e escadas em nove pontos de acessos. Além disso, serão colocadas estruturas de proteção nas laterais do viaduto para garantir a segurança dos usuários, conforme recomendação do Ministério Público. Também serão ajustados o projeto estrutural e viário, a iluminação (pontos de conexão) e o transporte público.
Já a segunda etapa marcará a implantação de uma área de 17,5 mil m² composta por jardins, floreiras e deques entre a Praça Roosevelt e o Largo do Arouche. A SP Urbanismo, responsável pela implementação, se baseará nos conceitos urbanísticos do arquiteto Jaime Lerner.
Além de materiais modulares, será proposto o uso da parte de baixo do viaduto para fins institucionais e a integração dos espaços. Segundo a Prefeitura, esta etapa será concluída até o final de 2020.
A proposta brasileira tem como referência projetos de readequação e reinserção de espaços feitos em outros países como High Line (Nova Iorque, Estados Unidos); Coulée Verte René-Dumont (Paris, França) e Cheong Gye Cheon (Seul, Coreia do Sul).

